Como não estragar completamente os filhos? “Como assim?” Poderá perguntar. É que, efetivamente, dissemos mesmo Como Não Estragar (Completamente) os Filhos – um Manual para pais que não acreditam em manuais para pais.
E sim, é um manual dedicado à parentalidade. Mas este manual vem com algumas pequenas diferenças… E muito, muito humor e ironia!
O seu autor, James Breakwell, é ele próprio pai de quatro raparigas, que com idades até aos 9 anos. Mas além de pai, James Breakwell escreve comédia e é um influencer. Só na sua conta Twitter, intitulada “Exploding Unicorn”, os seguidores somam mais de um milhão os seguidores. Vejamos porquê.
“Este não é um livro sobre como exceder na parentalidade”
Com efeito, James Breakwell tem toda a razão com aquela afirmação. É precisamente disso que trata o seu livro Como Não Estragar Completamente os Filhos. Com muito humor e um sarcasmo mordaz, o autor explica a sua teoria de conseguir educar os filhos… com o mínimo de esforço possível!
Mais, adianta ainda, “este não é sequer um livro sobre atingir precisamente a quantidade certa.” Nem pensar!
“Este é um livro sobre fazer o mínimo possível sem chegar a estragar o seu filho”, revela finalmente o autor de comédia. Com isto, estabelece-se o mote para uns bons momentos de gargalhadas, até à última página.
Vamos poder rir-nos muito de nós próprios e rever-nos nalgumas das situações cómicas que este pai que se auto-intitula “um zé-ninguém da vida real” descreve lindamente.
Vamos deparar-nos de caras com alguns pensamentos que ocorrem de forma comum a quem tem filhos: “que o nosso/s é/são especial/ais”.
“Este é um livro sobre fazer o mínimo possível sem estragar completamente o seu filho”
E assim, de gargalhada em gargalhada, James Breakwell vai-nos explicando a sua cómica teoria e como ser bem-sucedido.
Ao longo da obra, os pais superesforçados vão sendo postos em paralelo com os pais que fazem o mínimo possível. E perdem, claro está! É que, ao que parece, os pais superesforçados querem que acreditemos que se nos esforçarmos muito, melhor sairá o nosso filho.
Desde logo, o leitor é desenganado. Segundo o autor e “especialista em parentalidade amador”, para sermos bem-sucedidos como pais, temos apenas que transformar os nossos filhos em adultos funcionais. Essa é a essência da “parentalidade com o menor esforço”, explica.
São apresentados depois os três objetivos que os pais devem procurar atingir com a educação dos filhos. E não, não é uma carreira de sucesso, ou terem muito dinheiro, ao contrário dos pais superesforçados. Ora vamos ver.
Ter filhos que sejam capazes de se sustentar, que não sejam sociopatas e que não culpem os pais por tudo o que lhes correr mal na vida são as três metas a alcançar. Isto segundo a parentalidade com o mínimo esforço! Todas estas metas são prontamente justificadas com imensa lógica e uma boa dose de humor também.
“O seu filho é igual aos outros”
A teoria dos “tesourinhos” é completamente posta por terra quando James Breakwell indica que a grande maioria dos filhos é como todos os outros. “A verdade é que a maioria dos miúdos acaba notavelmente não notável, não importa o que você faça”. Por isso, continua, “o melhor será atingir a mediocridade da forma mais fácil possível”.
E, depois, resume que a meta da parentalidade com o mínimo esforço consiste em “transformar o seu filho num adulto funcional com apenas uma fração do esforço que despendem as super-mães e super-pais”.
Portanto, perante a possível realidade de um filho que poderá ser igual a todos os outros, o “especialista amador” considera que o melhor é “deixarmo-nos de preocupar e que abracemos o destino do nosso filho como sendo devastadoramente comum”.
Esta é uma obra muito divertida de ler e que vale a pena. Como Não Estragar (Completamente os Filhos” é uma lufada de ar fresco no contexto das imposições crescentes da sociedade sobre os pais atuais.
É uma obra leve para ajudar a manter um sorriso na cara durante estes tempos menos sorridentes.
Conheça mais sobre James Breakwell e outras obras do autor no seu site, igualmente intitulado Exploding Unicorn.