Foto:GoFundMe
Uma orfã de apenas 21 anos tornou-se na principal responsável pela educação dos seus cinco irmãos. Samantha Rodriguez perdeu a mãe, e mais tarde o pai devido a cancro e tornou-se mãe e pai dos 5 irmãos. Na altura em que perdeu o pai, a jovem tinha apenas 17 anos.
A jovem Samantha, que vive nos Estados Unidos, tornou-se mediática após ter falado num programa de TV sobre a sua experiência.
Mãe e pai com apenas 17 anos
Samantha Rodriguez tinha apenas 17 anos quando assumiu o papel de mãe e pai. A jovem passou os últimos quatro anos com esse papel. Mas não cuida apenas dos irmãos, pois partilha essa responsabilidade com os estudos e trabalho em part-time. Os irmãos Destiny, Bella, Michael , Brenda e Milagros têm agora sete, nove, 12, 15 e 16 anos, respetivamente.
A mãe de Samantha, Lisa Smith, morreu de cancro do útero em 2013. Após a morte da mãe, o pai Alexander Rodriguez assumiu a responsabilidade pela família. Contudo, o pai adoeceu também, com um linfoma. Morreu três anos mais tarde.
A jovem Samantha ajudou ainda a cuidar dos pais quando aqueles se encontravam doentes. Teve, inclusivamente, que abandonar a escola para arranjar tempo para prestar-lhes cuidados. Após a morte dos progenitores, a jovem retomou os estudos.
Quando o pai sucumbiu ao linfoma, os seis irmãos iriam ser separados pela segurança social norte-americana. Samantha recorda que “a minha realidade [era] tenho 17 anos, mas estes são os meus irmãos e irmãs, e quando olhei para eles, eram apenas umas crianças”.
“São vulneráveis e precisam de um adulto e, então, eu tornei-me no adulto deles”, acrescentou a jovem.
O dia-a-dia de uma “mãe” e “pai” de 21 anos
E assim foi. Quando se encontram em sua casa em Orlando, na Florida, Samantha é responsável pelas tarefas que preenchem a rotina familiar. A jovem não tem mãos a medir. Efetivamente, não para pois leva os irmãos à escola e a atividades extra-curriculares, ajuda-os com os trabalhos de casa, prepara refeições, leva-os ao médico e outros.
Paralelamente, Samantha ainda arranja tempo para ir à universidade e trabalha como empregada de mesa em part-time.
Apesar de todas as dificuldades que encara, a jovem mantém uma atitude muito positiva em relação a toda a situação. Muita da força que possui e lhe permite enfrentar as dificuldades diárias foi inspirada na mãe. “Passei muito tempo com ela e admiro-a muito”, diz sobre a mãe.
“Quando a perdemos, eu sabia que queria ser como ela de todas as formas”, explicou. “É o que eu queria fazer pelos miúdos”, acrescenta.
Relativamente a ser mãe e pai em simultâneo, Samantha explica que “tento dar-lhes o carinho que necessitam e o apoio que necessitam, e tento fazê-lo por dois”.
Milagros, a irmã mais velha a seguir a Samantha, confirma que a irmã mais velha “desistiu basicamente da sua vida para cuidar de nós”. Milagros dá a entender que a irmã faz essa tarefa na perfeição pois diz que Samantha é para eles mãe e pai.
Educar dando o exemplo
Em relação à sua forma de educar, Samantha diz que tenta dar o melhor exemplo possível aos irmãos. A jovem diz que se lembra bastante bem dos pais e, por isso, tenta transmitir aos irmãos alguns dos valores incutidos pelos progenitores.
Um desses valores é, segundo a jovem, não assumir nada como sendo garantido, algo que ela tenta passar aos irmãos.
Samantha argumenta ainda que tenta educar de forma a não valorizar os bens materiais. “O que é oferecido pode ser tirado muito rapidamente”, diz. “A família e o amor e o apoio são a única coisa que realmente importa”.
Outro aspeto que a jovem valoriza no seu modelo parental, é a educação. E aqui, mais uma vez, Samantha procura dar o exemplo. “Eu não conhecia pessoas que tivessem terminado a escola secundária ou que tivessem ido para a faculdade. E não tinha essa orientação, sendo que foi duro para mim”, explica.
“Quando me apercebi que queria que os miúdos terminassem e que desejava que tivessem sucesso, apercebi-me que tinha que lhes dar o exemplo e mostrar-lhes”. Como mencionámos, Samantha está agora a frequentar a universidade.
E todas estas tarefas são feitas com muito amor, como demonstra o comentário da jovem: “estar com eles e estar para eles faz-me tão feliz. Dá-me muito prazer”, conclui.
Pode ajudar a Samantha Rodriguez e os seus irmãos fazendo um donativo aqui.