Quando começa a preparação para a parentalidade?
A chegada do primeiro bebé é, talvez, o momento mais desafiante da vida. Ter um bebé implica crescimento pessoal e maturidade. Mas também é uma oportunidade única para ajudar no desenvolvimento de outro ser humano.
Quando nasce um bebé, nasce uma família
Os interesses da criança sobrepõem-se a tudo. Alguns pais isolam-se do exterior na tentativa de se focarem o mais possível nos cuidados ao bebé. A responsabilidade é enorme mas as recompensas também.
A inexperiência, as poucas referências familiares e a frágil rede de apoio, levam muitos pais a procurarem a resposta para as suas dúvidas e ansiedades em livros, fóruns, noutros pais, …
Mas como filtrar toda a informação? Como saber o que fazer se as opiniões são tantas e, não poucas vezes, contrárias? Quando parece haver tantas formas de cuidar e de educar?
A preparação para a parentalidade começa muito antes de o bebé nascer
Quando os pais sonham em ter um bebé, quando o vêem na ecografia, o bebé torna-se real. A gravidez não é só gerar um novo bebé.
Também é imaginá-lo e imaginar a vida com ele. Entre os muitos preparativos que os pais fazem para a chegada do bebé, inclui-se saber cuidar dele, compreender como se irá desenvolver depois de nascer, conhecerem-se a si próprios, analisar os seus valores familiares e tomar algumas decisões sobre o tipo de pais que pretendem ser.
O curso de preparação para o parto pode dar algumas respostas mas será no convívio diário com o bebé que a relação se estabelece e fortalece.
E, é à medida que os pais se confrontam com as situações do dia-a-dia que que tomam decisões e, essas atitudes, fundamentam-se numa série de crenças, experiências e valores pessoais muito anteriores ao nascimento do bebé.
Os profissionais de saúde são pessoas atarefadas que cuidam de muitos pais e de muitos bebés ao mesmo tempo. Mas é importante para os pais extraírem o máximo de informação possível destes profissionais enquanto estão na maternidade/hospital.
Escolher um pediatra
Da mesma forma que é importante escolher um pediatra com quem se identifiquem e sintam bem para falar não só sobre o desenvolvimento do bebé mas também sobre as suas angústias e preocupações não só como pais mas também como pessoas.
Por isso, é tão importante conhecer o pediatra antes de o bebé nascer e estabelecer uma relação de confiança e de proximidade com ele. Afinal, este profissional será o grande pilar de apoio dos pais nos primeiros anos de vida da criança.
Bibliografia: “On Becoming a Family – The Growth of Attachment” (edição 1981), T. Berry Brazelton.