O programa “ESTOU AQUI!” consiste na distribuição de pulseiras gratuitas para ajudar os pais e educadores a localizar crianças entre os 2 e os 10 anos que estejam perdidas.
Pulseira “ESTOU AQUI!” já disponível
Já é possível solicitar a pulseira “ESTOU AQUI!” da Polícia de Segurança Pública (PSP) para as crianças dos 2 aos 10 anos de idade. Podem ser facultadas, excecionalmente, pulseiras para crianças de idade inferior a 2 anos se estas forem, comprovadamente, capazes de andar sozinhas.
Se viajar para a Europa, a PSP, aconselha que o seu filho use a pulseira, pois validou esta solução com as restantes polícias da União Europeia.
As pulseiras são requisitadas online, no site Programa ESTOU AQUI! sendo a duração do programa de 1 de junho a 31 de maio de 2020.
Processo de registo
Se desejar aderir ao programa tem de fazer o registo prévio do seu filho no site e a pulseira pode ser levantada na esquadra por si escolhida após confirmação do pedido por email.
A pulseira estará disponível para entrega a partir do 3.º dia cessando-se esse prazo até ao 25.º dia (dias seguidos) sendo que, o prazo para levantar a pulseira começa a contar a partir da data de receção receção do email de confirmação do pedido.
Depois de expirado este prazo, a inscrição será anulada devendo, caso pretenda requerer nova pulseira, preencher novo formulário no site do Programa.
Cada pulseira é única, sendo atribuída a cada uma um número diferente que, apesar de ser percetível, só pode ser lido pela PSP, através da base de dados.
A PSP solicita que se coloque primeiro a chapa na pulseira (preferencialmente com a gravação virada para a pele) e depois no braço da criança com um duplo nó bem apertado para que não se desenlace.
O pedido pode ser feito para uma só criança ou para grupos de crianças por uma instituição.
Algumas regras básicas de segurança que não deve esquecer
- Mantenha um diálogo aberto e apropriado à idade do seu filho;
- Encoraje-o a falar consigo, a contar com quem brincou e a informá-lo antes de ir a algum lado;
- Quando estiverem num lugar público, combinem antecipadamente um sítio fácil de identificar no caso de se perderem. Opte por sinais de “ponto de encontro” se existirem;
- Use roupas vivas e fortes, nomeadamente chapéus, pois são mais fáceis de localizar.
Se a criança DESAPARECER… o que deve fazer?
- Vá para o último lugar onde a viu ou para um sítio onde possa estar (as crianças pequenas são normalmente atraídas por balões, água, música, etc.);
- Contacte de imediato o 112 e fale com a Polícia. Se possuir uma pulseira do Programa ESTOU AQUI! informe;
- Tente manter a calma, assim que informar a PSP, a sua criança passa a ser a primeira prioridade da Polícia.
Em caso de desaparecimento da criança, através de uma chamada para o 112, serão acionados os mecanismos necessários de comunicação com as forças de segurança, que enviarão para o local do desaparecimento uma patrulha policial.
Paralelamente, ao longo deste processo, a PSP agilizará, através da força de segurança envolvida, o contacto com o responsável pela criança perdida, de acordo com os registos fornecidos no ato de adesão e ativação da pulseira.
A PSP relembra que as pulseiras ativadas nos últimos anos já foram eliminadas do sistema da Polícia pelo que, se pretende aderir este ano ao programa, deverá preencher novamente o formulário.