Considero-me uma pessoa com mais qualidades positivas e mais feliz pois cresci com uma irmã. E não serei a única irmã a pensar assim. Ainda para mais, a ciência comprova que ter uma irmã na nossa vida faz de nós melhores pessoas.
Como cão e gato
Eu tenho uma irmã e ela é a minha melhor amiga. Ela é a única que tem coragem de me dizer honestamente que as minhas brancas estão escandalosamente à mostra. E é ela também que larga tudo para me confortar quando se instala a crise na minha vida.
Quando éramos crianças, tanto juntávamos forças contra a “tirania” parental, como arremessávamos sapatos e brinquedos uma à outra. Eram três anos e meio de diferença. E apesar dos meus ciúmes arrebatadores quando ela nasceu, era eu quem inventava histórias lhe para adormecer e fui eu que a ensinei a ler.
Foi uma infância muitíssimo feliz e nem por um minuto aborrecida porque ela estava sempre comigo. Exceto quando éramos obrigadas a ir à missa, ainda por cima vestidas com roupa igualzinha. Sim, igualzinha, incluindo os sapatos e meias!
O que diz a ciência
Considero-me uma pessoa com mais qualidades positivas e mais feliz pois cresci com uma irmã. E não serei a única irmã a pensar assim. Ainda para mais, a ciência comprova que a existência de uma irmã na nossa vida faz de nós melhores pessoas.
Ora um estudo de 2010, liderado por Laura Padilla-Walker, da Universidade Brigham Young, EUA, revelou que ter uma irmã mais nova ou mais velha pode aumentar a felicidade em crianças dos 10 aos 14 anos. “Mesmo se tivermos em conta a influência dos pais, os irmãos influenciam-nos de forma única. Oferecem às crianças algo que os pais não conseguem dar”, disse a investigadora.
Pois eu diria o mesmo porque tenho o privilégio de poder falar na primeira pessoa.
Cinco formas de influenciar únicas das irmãs
O estudo apurou vários tipos de influência benéfica que uma irmã pode trazer na nossa vida. Encontram-se agrupadas em cinco.
Uma irmã promove a autoestima e uma melhor saúde mental
O estudo descobriu ter irmãs ajuda as crianças a não se sentirem sozinhas, carentes, culpadas ou com medo. Mesmo com as pequenas guerrilhas do dia-a-dia, as irmãs costumam tratar-se com carinho e de forma maternal. Este ambiente de afeto irá deixar, de certeza, uma influência muito positiva no nosso caráter.
São normalmente as irmãs que mantêm a família unida, após todos terem deixado a casa parental e seguido o seu caminho. As irmãs têm instintos maternais e normalmente se mantêm por perto de toda a família.
Leia também: Lidar com as emoções: melhores estratégias para ajudar a criança
Uma irmã torna-nos mais carinhosos e generosos
Incrivelmente, as irmãs podem exercer uma melhor influência sobre os irmãos do que os próprios pais. As irmãs ensinam os irmãos a serem mais generosos, sensíveis, carinhosos e sinceros. É verdade. Foi cientificamente provado no estudo referido.
Quando nos desentendemos com a nossa irmã, não conseguimos ficar zangados durante muito tempo. Após algum tempo fazemos as pazes pois, afinal, ela é nossa irmã. Os sentimentos de amor e carinho acabam sempre por perdurar. Estes desentendimentos ajudam-nos também a regular as nossas emoções, uma qualidade importante para a vida.
O ciúme: comportamentos e estratégias para lidar com os ciúmes entre irmãos
Uma irmã ensina-nos a sentir empatia
Ter uma irmã faz-nos aprender a identificar emoções humanas e a ajudar os outros quando estão a passar por situações difíceis. Nós crescemos a vivenciar os problemas ou tristeza da nossa irmã. E, claro, com toda a certeza estivemos sempre prontos a ajudá-la. Sofríamos com ela. E ela, por sua vez, reciprocou-nos com igual cuidado e carinho.
Mais tarde, vamos ser da mesma forma com os outros. Graças à nossa irmã vamos tornar mais sensíveis e empáticos em relação ao sofrimento dos outros.
Leia também: 6 Dicas para criar crianças bondosas
Uma irmã ajuda-nos a comunicar melhor
Os homens que têm irmãs comunicam melhor com outras mulheres devido à convivência com as irmãs. Ao crescerem próximos de mulheres, os homens aprendem a compreender e a dialogar com o sexo feminino. Por outro lado, os homens que crescem rodeados de homens, têm mais problemas em comunicarem com mulheres.
“Alguns estudos sugerem que ter um irmão que seja de sexo diferente do nosso, pode ser verdadeiramente benéfico na adolescência”, disseram os autores do estudo. Acontece. Que o sexo oposto pode tornar-se uma excelente fonte de informação sobre…o sexo oposto.
Portanto, uma rapariga com irmãos de sexo masculino, beneficia também de uma melhor aptidão para comunicar com o sexo oposto.
Uma irmã ajuda-nos a sermos mais independentes
Crescer com uma irmã faz-nos ter que lutar para sermos ouvidos e a termos uma opinião na família. Ao sermos compelidos a lutar por fazermos a nossa voz ser ouvida, tornamo-nos adultos mais fortes e independentes.
Um outro estudo de 2009, conduzido na Universidade de Ulster, Irlanda do Norte, indicou que quem tinha sido educado com pelo menos uma irmã era mais determinado e mais independente do que quem tivesse sido criado com irmãos apenas.
Os investigadores explicam que crescer com uma irmã desperta o desejo de querer fazer sempre melhor e de lutar para atingir objetivos.