Por Inês Freitas, fundadora do Projeto MOMM
Ser mãe é um trabalho muito exigente. As mães estão sujeitas a imensas pressões na sociedade atual. Com uma rede de apoio cada vez menor e vidas extremamente atarefadas, principalmente nos grandes centros urbanos, existe a sensação que não há tempo para nada e que encontrar a harmonia é impossível.
No trabalho pede-se que trabalhem como se não fossem mães, em casa exige-se que esqueçam tudo e se dediquem exclusivamente aos filhos. Existe uma data de expetativas culturais de como as mães devem agir e como devem ser perfeitas no seu papel. São diariamente inundadas de opiniões, muitas delas contraditórias, e gerir tudo isto torna tudo mais difícil. Contudo existem algumas estratégias que podes adotar para tornar a tua vida mais harmoniosa.
Questiona-te, define as tuas prioridades e dedica-te a elas
Não vivas apenas em função das tarefas que te parecem urgentes ou das espectativas dos outros, questiona-te e está atenta ao que realmente importa para ti. Em vez de tentares fazer tudo dedica-te ao que para ti é prioritário. Este trabalho de exploração de nós mesmas deve ser contínuo, porque as tuas prioridades vão mudando.
Cria rotinas e transforma-as em rituais
Ter rotinas bem definidas vai-te ajudar a aumentar a tua organização e a reduzir a sensação de sobrecarga. Mas mais que rotinas deves criar rituais. Quando atribuímos significado e propósito às nossas rotinas, isto é, quando as transformamos em rituais elas ganham um poder incrível.
Reflete sobre o que queres alcançar com a tua rotina e define os rituais que te vão fazer atingir isso. Por exemplo, na rotina noturna, fazer um banho quente, uns minutos de leitura ou uma reflexão sobre o dia tem o propósito de criar um ambientes de relaxamento antes de dormir.
Nessas rotinas ou rituais podes incluir tempo para ti, para os teus filhos e outras atividades que achas importantes.
Encontra um lugar para ti na tua vida
Não basta cuidar dos outros, cuida também de ti. Tira tempo para ti mesma, não só para descansar, mas também para fazeres coisas que gostes e que te façam sentir feliz e relaxada, nem que seja apenas alguns minutos por dia.
Aceita que não controlas tudo
Vai haver sempre imprevistos, vai haver momentos muito difíceis, nada do que tu faças vai mudar isso, não podes controlar tudo. Concentra-te no que depende de ti e aprende a viver com o resto, mesmo que isso implique algum caos na tua vida.
Relativiza as opiniões dos outros
Não podes evitar que te tentem dar opinião sobre como viver a tua vida, mas podes deixar de a valorizar. Não deves gerir a tua vida consoante o que os outros esperam de ti, faz o que te faz sentir bem e feliz e se não concordarem é problema deles.
Aprende a pedir e a aceitar ajuda
Não tenhas medo de pedir ajuda quando necessitas. Fala com os teus amigos, família ou até mesmo profissionais se precisares de apoio. Isolares-te dos outros e tentares fazer tudo sozinha só te vai prejudicar.
Mas mais que pedir ajuda, aprende a aceitar ajuda. Muitas vezes oiço mães que têm alguém que quer ajudar, mas não aceitam essa ajuda porque as coisas não são feitas à sua maneira. Antes de negares ajuda precisas de refletir se é assim tão importante que as coisas sejam feitas de uma determinada forma ou se estás só a ser perfeccionista.
Cria comunidade e não comparação
Evita comparar-te a outras mães, cada família é única e tem os seus próprios desafios e sucessos. Com as redes sociais estamos tão habituadas a ver as vidas perfeitas das outras mães que nem nos apercebemos que aquilo que mostram é uma parte minuscúla do seu dia.
Em vez de te comparares tenta criar comunidade. Faz amizade com outras mães, conversa, procura ajuda e lembra-te que não há uma maneira certa ou errada de ser mãe.
Projeto MOMM pretende ajudar mães a gerirem melhor a sua rotina e a escolherem uma vida mais harmoniosa, leve e feliz, com foco no mais importante.
Sairem da azáfama e assoberbamento do dia-a-dia e tomarem as rédeas da sua vida, romperem com as pressões sociais e convenções do que é uma boa mãe e viverem uma vida que realmente as preenche!
Conhecer o projecto Momm
Site: www.momm.pt/
Instagram: www.instagram.com/momm.pt/