Quando o único interesse que o seu bebé demonstra por livros é levá-los à boca para os roer, pode ficar a pensar se realmente vale a pena ler e contar histórias aos bebés mais pequenos.
Ler aos bebés de 6 meses tem benefícios?
Novo estudo reforça o que várias investigações anteriores haviam já demonstrado: ler para os bebés de seis meses tem benefícios reais que se prolongam por vários anos.
O novo estudo Early Reading Matters: Long-term Impacts of Shared Bookreading with Infants and Toddlers on Language and Literacy Outcomes foi apresentado no encontro da Pediatric Academic Societies, realizado em maio, nos EUA.
Neste estudo, os investigadores dão como provados os benefícios de ler para os bebés em idade precoce, muito antes de eles terem qualquer interesse pela palavra escrita.
Ler para os bebés de seis meses traz benefícios reais que se prolongam por vários anos.
Os investigadores acompanharam 250 bebés desde os 6 meses até aos quatro anos e meio de idade. As mães foram envolvidas na pesquisa, sendo-lhes perguntado o número de vezes que liam por semana aos seus bebés e como interagiam com os livros (se apontavam para as ilustrações e conversavam sobre a história com o bebé, por exemplo).
Da análise dos dados, os investigadores concluíram que tanto a quantidade como a qualidade da leitura precoce tem efeitos na literacia da criança nos anos seguintes.
A qualidade da leitura mostrou efeitos ainda mais duradouros na capacidade de leitura e literacia quando as crianças chegavam aos quatro anos e meio. Esta conclusão mostra que não é só a leitura em si que importa, mas também a conversa com os bebés, neste caso a propósito dos livros.
Os resultados deste novo estudo não são novidade
No projeto Ler+ em Família do Plano de Leitura pode ler-se que “os resultados da avaliação de muitos projetos realizados em diversos países demonstram que se promove a literacia precoce incentivando práticas de leitura partilhada com os pais e outros familiares. Defendem a leitura em voz alta e o contacto diário das crianças com livros adequados à sua idade a partir dos 6 meses.”
Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem. Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.
Promover o interesse pelos livros e pela leitura dos 6 aos 12 meses
O que a criança faz com livros
- Observa os livros e estica-se para os agarrar;
- Leva os livros à boca;
- Vira as páginas com a ajuda dos adultos;
- Tem interesse por imagens e caras de pessoas;
- Reage às imagens e à voz dos adultos com sons e gestos.
O que os pais devem fazer
- Sentar a criança confortavelmente mostrar-lhe o livro, apontar as imagens, dizer o nome do que está representado na ilustração, das cores, dos sentimentos, etc.;
- Repetir o nome de cada coisa para ajudar a criança a ligar o som das palavras ao significado;
- Brincar com as palavras e encorajar a criança a responder. A comunicação estimula o desenvolvimento e reforça os laços afetivos;
- Ajudar a criança a virar as páginas;
- Observar a criança para a interessar sem cansar. Captar as reações para continuar ou parar;
- Brincar e interagir, dando atenção à criança e mostrando-lhe que compreende o que ela quer fazer.
Livros mais adequados para esta faixa etária
- Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas de objetos familiares;
- De cartão grosso, de pano ou plastificados;
- Com páginas fáceis de virar;
- Resistentes e laváveis;
- Macios, com diferentes texturas ou com buracos para a criança os poder explorar com os dedos;
- Interativos, com partes móveis (agradam às crianças, mas não são resistentes).