No dia 11 de fevereiro comemorou-se mais um ano do Dia da Internet Segura em cerca de 150 países de todo o mundo.
Sendo esta uma era de tecnologia e que se expressa pelos aparelhos eletrónicos que tomam conta do nosso dia-a-dia, é muito importante estar atento às armadilhas que a Internet pode esconder.
Foi com base nesse pressuposto que a gigante Google lançou no mercado um guia com materiais ditáticos para que os pais e professores consigam ensinar as crianças a tirar o máximo proveito, não esquecendo porém a utilização responsável, da internet, intitulado “Seja Incrível Na Internet”.
Guia para ajudar crianças a fazer uso de uma internet segura
Partindo de cinco ideias, o “Seja Incrível na Internet” ensina os conceitos básicos de segurança e cidadania digital.
1. Ser inteligente e partilhar tudo com muito cuidado
Independentemente de se tratar de acontecimentos bons ou maus, as crianças devem ter a noção de que existe uma resposta da rede a essas partilhas. Por isso mesmo, é preciso ter cuidado com o que se partilha.
2. Estar atento para não cair em armadilhas
Na internet, nem tudo o que parece ser o é realmente. É fundamental mostrar essa realidade às crianças e ensiná-las a distinguir o que é verdadeiro do que é mentira.
3. Ser forte e não contar os segredos
A segurança e a privacidade são a base do mundo, não só do online, como também do “mundo real”. Por isso, as crianças devem perceber que devem proteger algumas informações.
4. Ser gentil, porque isso sim é “fixe”
Os aparelhos eletrónicos podem tornar uma coisa com muita piada em algo ainda mais hilariante, mas também alarga a escala quando se trata de acontecimentos maus, como gozar com alguém – isso tem um nome, que é bullying, neste caso trata-se de cyberbullying. É precisamente nestas alturas que se deve usar e abusar do famoso ditado “não faças aos outros aquilo que não queres que te façam a ti”.
5. Ser corajoso e, se tiver medo, deve falar com um adulto
As crianças devem ser ensinadas que não há motivo para ter vergonha em pedir ajuda a um adulto. Muito pelo contrário, é um sinal de valentia. A melhor forma de estimular esse comportamento é através de uma comunicação aberta entre pais e professores com as crianças.
Além disso, este guia de 2020 contempla ainda novidades fresquinhas (e igualmente importantes) para os professores e pais, relativamente ao do ano anterior. Dividido por secções das partes constituintes deste Guia da Google, pode ver algumas dessas novidades nos bullets abaixo.
- No currículo: existem novas atividades de alfabetização, desenhadas com o propósito de ajudar as crianças a analisar e avaliar os conteúdos na internet.
- Nas atividades a desenvolver na sala de aula: cinco atividades para imprimir e fazer uma brincadeira com os mais pequenos.
- No Guia para a Família: existem ferramentas para aprender mais sobre segurança e cidadania em casa com os pais. Assim, os membros da família podem em simultâneo implementar os bons hábitos digitais na vida quotidiana da família, à medida que discutem e pensam juntos nas medidas a adotar.
- No Bem-estar digital Guia para a Família: há um guia de conversação que ajuda a criança a enfrentar as questões técnicas e navegar pela internet juntamente com a família.
- No Dicas Incríveis da Internet: pode ver cinco dicas rápidas que irão ajudar a criança a estar segura, ser inteligente e ser um membro online positivo.
Mas não é só. A Google disponibiliza ainda um jogo interativo com quatro jogos que ensinam às crianças as principais lições da segurança digital.
Para mais informações clique aqui.