À medida que as crianças se aproximam dos seis anos, idade convencionada para o início da escolaridade obrigatória, há toda uma euforia relacionada ao primeiro ano na escola. Rotinas diferentes, novos espaços para frequentar e novas responsabilidades para lidar. Pais e filhos sentem a ansiedade e o nervoso miudinho de lidar com esta nova fase.
Muitas são as expectativas e as ideias criadas em torno deste momento. Espera-se que a adaptação seja fácil, que a dinâmica do ambiente escolar não seja desestimulante e que, sobretudo, sejam plantadas as sementes para um futuro de sucesso.
Além das listas de materiais, horários e disciplinas, é importante saber algumas coisas sobre a entrada no primeiro ciclo para que tudo corra da melhor forma possível.
O seu filho já acumulou bastante conhecimento antes de entrar na escola
“Agora sim vais aprender a ler, escrever, fazer contas…!”. Este é o tipo de coisa que as crianças ouvem com frequência quando entram para o primeiro ano, como se fossem uma folha em branco até entrarem na escola. No entanto, durante os anos de pré-escolar, estiveram a adquirir competências essenciais para que todos esses próximos passos sejam dados.
É no infantário que desenvolvem a motricidade fina para que seja possível segurar os lápis com firmeza, trabalham noções de lógica e matemática com jogos e ouvem muitas histórias. Além disso, adquirem habilidades sociais e no contexto de formação pessoal, afinal, a socialização tem um papel fundamental nesta fase e em todas as outras que virão. Esta é uma etapa diferente, mas as crianças aprendem “a sério” desde sempre.
Aprender pode ser divertido
Há um grande estigma sobre a escola ser aquele lugar em que se tem que ir por obrigação, porque “tem que ser”. Aparentemente, depois de anos “na brincadeira”, este é o momento das crianças levarem tudo mais a sério e passarem horas sentadas em cadeiras. É certo que será diferente, mas há muito espaço para abordagens lúdicas na escola. Cada vez mais, os professores entendem que o processo de ensino-aprendizagem é mais eficaz quando apela à imaginação e métodos menos ortodoxos.
Será preciso mais foco, atenção, disciplina e compromisso, sem dúvida, mas é urgente desfazer a imagem da escola como sendo aquele local de onde os miúdos só querem fugir.
A criança deve adaptar-se à escola e a escola deve adaptar-se à criança
A adaptação será uma constante no primeiro ano de escola, mas também na vida da criança a cada nova etapa. Portanto, precisa de sentir-se apoiada para enfrentar as possíveis dificuldades. Nem sempre poderá fazer aquilo que lhe apetece, terá que respeitar a novas regras e habituar-se a uma dinâmica que pode parecer incompreensível inicialmente. Para que corra tudo pelo melhor, valorize as pequenas conquistas do seu filho e faça com que ele se sinta estimulado a ir ainda mais além.
Por outro lado, é importante que exista a mesma flexibilidade no contexto escolar. Cada criança tem o seu ritmo e as suas características. Esperar que todas atinjam os mesmos marcos ao mesmo tempo não é apenas injusto como desestimulante. Convém evitar comparações, rótulos e focar na criação de laços afetivos. Afinal, o objetivo é a aprendizagem e o crescimento e não transformar a vida escolar numa fonte de stress desde o início. A escola também deve ser um lugar de cuidado e acolhimento.
Estudar é um investimento no futuro, mas é importante viver no presente
O seu filho parece cada dia mais crescido, mas a verdade é que continua a ser uma criança que ainda está a descobrir o mundo. Como tal, precisa ganhar ritmo e isto leva tempo. O primeiro ano na escola é mesmo isso, o primeiro de muitos e há que ter cuidado com as exigências ou expectativas demasiado elevadas. Este é o momento de apreciar cada pequeno passo dado, cada nova vitória, como a descoberta de uma letra ou os números que agora sabe escrever.
Não há como negar que os resultados são importantes e que podem definir alguns caminhos no futuro. Mas as crianças são muito mais do que as notas. É preciso acompanhar o desempenho, reconhecer bons e maus resultados e também valorizar toda a trajetória percorrida.