Por volta dos 6 a 8 meses, inicia-se a erupção dos primeiros dentes o que pode ou não causar desconforto no bebé. Na tentativa de aliviar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes e atenuar a dor nas gengivas, o bebé leva à boca tudo o que consegue agarrar sendo este um dos primeiros sinais que os dentes estão a nascer.
Outros sintomas de que os dentes de leite estão a nascer
- Nervosismo ou grande irritabilidade;
- Bochechas rosadas;
- Salivação abundante;
- Perda de apetite ou rejeição do biberão (as gengivas doridas podem provocar incómodo durante a mamada);
- Dificuldade em dormir durante as sestas diurnas e à noite;
- Febre.
Aliviar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes
Um dos métodos tradicionais para aliviar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes e ajudar o bebé, é oferecer um dedo limpo para “coçar” as gengivas. Os discos gelados (que anestesiam a área) ou de gel para morder, e massajar o rosto do bebé à volta da zona das gengivas também são úteis no alívio da dor.
Para os bebés que já iniciaram a diversificação alimentar pode preparar alimentos para comer à mão. Coza ligeiramente ao vapor e corte em palitos maçã, pepino ou cenoura e leve ao frigorífico. Ofereça-os ao bebé bem frescos.
Os dentes de leite desempenham um papel fundamental no desenvolvimento motor e na estrutura orofacial da criança. A dentição temporária irá influenciar não só a sua saúde geral mas também o desenvolvimento motor e a estrutura orofacial que manterá em adulto.
Segundo alguns especialistas, a primeira consulta ao médico dentista deve ser realizada quando nasce o primeiro dente.
Este profissional também pode aconselhar sobre as melhores sugestões para aliviar o desconforto provocado pelos primeiros dentes.
- Quando aparecem os primeiros dentes?
- Calendário da dentição do bebé e da criança
- Nascimento dos dentes no bebé causa febre?
- Nascimento dos dentes afeta o sono do bebé?