Com o outono e o tempo frio aparecem alguns vírus, como os que causam as gripes e constipações, com sintomas mais ou menos ligeiros e incomodativos mas que podem fragilizar o organismo e enfraquecer o sistema imunitário, criando condições favoráveis ao desenvolvimento de doenças. Saiba como proteger o seu filho contra gripes e constipações.
A alimentação, o exercício físico, a ingestão de água (para uma boa hidratação do corpo) estão entre os cuidados a ter para proteger toda a família do tempo frio.
Bebés
Os bebés são mais frágeis e suscetíveis a doenças porque o seu sistema imunitário ainda não está completamente desenvolvido. Alguns cuidados com o frio podem ser muito úteis:
- Manter o nariz bem limpo e desobstruído para prevenir infeções respiratórias e crises de alergia;
- Dar banhos rápidos (não deve demorar mais do que 5 minutos), com a temperatura da água a rondar os 37 ºC e só depois de ter tudo preparado para vestir o bebé depois do banho;
- Vestir o bebé às camadas para retirar ou vestir peças consoante a temperatura ambiente. Pode começar por um body e uns collants, uma camisola e um par de calças e um macacão ou casaco.
- Se o seu bebé já come outros alimentos que não o leite – diversificação alimentar – por deve oferecer-lhe água entre as refeições para se manter hidratado.
- Vista o seu bebé para dormir com um pijama ou um saco para dormir mas nunca cubra a cabeça do bebé com lençóis, mantas ou cobertores.
- Se aquecer o quarto, deixe-o a uma temperatura confortável mas sem estar demasiado quente. A porta deve ficar aberta para circular o ar.
- O quarto do bebé, como a casa, deve ser arejado todos os dias, mesmo nos mais frios. Quando o fizer, retire o bebé do quarto e feche a porta para evitar correntes de ar.
Veja também:
Crianças
Para além dos cuidados com a saúde dos mais pequenos, com vista à prevenção de infeções por vírus e outros agentes patogénicos, a alimentação é fundamental para reforçar o sistema imunitário de toda a família.
As refeições devem ser equilibradas e variadas e incluir alimentos que reforçam as defesas naturais do organismo como fruta e vegetais, ricos em nutrientes antioxidantes e protetores.
- Alimentos ricos em vitamina C: laranjas, tangerinas, toranjas, kiwi, tomate, hortaliças;
- Alimentos ricos em vitamina D: peixes gordos, mariscos, os óleos de peixe e a gema do ovo, cogumelos, leite enriquecido;
- Alimentos ricos em vitamina E: frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs);
- Alimentos riscos em zinco: marisco, ostras ou crustáceos;
- Alimentos ricos em proteínas: peixe (pescada, salmão, bacalhau), carne de frango, carne de vaca, ovos, leite, feijão, frutos secos.
Entre os alimentos a evitar, encontram-se os alimentos processados e ricos em açúcar e gordura. Tomar um bom pequeno-almoço e terminar o dia com um copo de leite antes de ir para a cama também são hábitos benéficos.
Se está grávida
Para além dos cuidados regulares com a hidratação da pele, deve continuar a aplicar um protetor solar nas zonas expostas – como rosto e mãos – para prevenir as manchas acastanhadas que tendem a aparecer ou a agravar-se na gravidez (cloasma) e usar batom para proteger os lábios. Se tem a pele seca, redobre os cuidados.
A ingestão de líquidos não é importante apenas nas estações mais quentes do ano. A ingestão de líquidos favorece a produção de muco que ajuda a expulsar os microrganismos agressores. Assim, se não tiver vontade de beber água, opte por tisanas e chás. A sopa também é uma excelente fonte de hidratação e de ingerir vitaminas e minerais. Pode achar esta opção mais reconfortante. O importante é respeitar o valor de referência de 2 a 2 litros e meio de líquidos por dia.
Embora o tempo frio não seja tão convidativo para desenvolver atividades ao ar livre, isso não deve servir de pretexto para parar com o exercício físico. Pode aproveitar para se inscrever num ginásio ou para caminhar quando não chove. Para além de libertar hormonas que promovem o bem-estar (endorfinas) e reforçar o sistema imunológico, o exercício físico também ajuda a controlar o peso e a tonificar os músculos, aspetos tão importantes para uma gravidez saudável.
Para as crianças, é igualmente importante manter alguma atividade ao ar livre. Dar um passeio ou ir ao parque nos dias mais quentes são sempre boas opções.
.
Dossier bebé: tudo o que precisa saber
Neste dossier que preparamos para si, encontra a respostas a algumas questões práticas sobre o dia a dia do seu bebé aqui.
.
.
Tudo para o ver feliz!
.
.