Enterocolite induzida por proteínas
A alergia alimentar é cada vez mais prevalente, mas as suas manifestações podem ser muito diferentes complicando o diagnóstico. O seu bebé tem vómitos e diarreia após as refeições, mas não tem manifestações na pele? Este quadro pode ser sinal de uma alergia alimentar como a enterocolite induzida por proteínas.
O que é a enterocolite induzida por proteínas?
A enterocolite induzida por proteínas é tipo de alergia alimentar grave que se manifesta geralmente na infância, sendo os alimentos mais envolvidos o leite, a soja e os cereais.
Contudo, manifesta-se através de uma reação alérgica tardia, porque se trata de uma alergia não mediada por IgE.
O que são reações alérgicas tardias ou não mediadas por IgE?
A IgE (imunoglobulina E) é o anticorpo que medeia as reações alérgicas que são mais “reconhecidas” por todo nós e que são aquelas que, no limite, podem conduzir ao choque anafilático.
Contudo, podem existir outras reações alérgicas que não são mediadas por esta IgE e cujos sintomas não são tão imediatos (ou tão rápidos).
Estas são então reações mais tardias que, apesar de também estar envolvido o sistema imunitário, resultam da ação de outro tipo de células (no caso da enterocolite as chamadas células T, presume-se).
Quais são os sintomas?
Os casos de enterocolite são dos de maior gravidade dentro das alergias alimentar não IgE-mediadas. Nos sintomas incluem-se:
- Vómitos;
- Diarreia;
- Palidez;
- Apatia / letargia;
- Diminuição da pressão arterial;
- A enterocolite não inclui sintomas como a urticária (comichão), manchas na pele ou pieiras (“gatinhos”).
Como é feito o diagnostico?
O diagnóstico da enterocolite nem sempre é fácil, porque a aparência “doente” da criança muitas vezes é sugestiva de outras patologias, nomeadamente infeciosas. Adicionalmente os testes cutâneos e o doseamento de IgE no sangue (análise sanguínea) não são sugestivos de enterocolite.
Muitas vezes o diagnóstico é feito “por tentativa”, retirando-se determinado(s) alimento(s) da alimentação do bebé e observando o desaparecimento de sintomas.
Quando e como aparecem os sintomas?
Geralmente os primeiros sintomas aparecem 1 a 3 horas após a refeição, começando por vómitos abundantes e repetidos e, posteriormente, também diarreia. A isto acrescentam-se alterações de comportamento como apatia.
Qual é o tratamento?
O único tratamento para a enterocolite é a exclusão total do alimento implicado da dieta da criança (e/ou da mãe se estiver a amamentar).
No caso de reação é importante hidratar a criança e procurar apoio médico hospitalar. A enterocolite não resulta em choque anafilático, mas pode levar a desidratação severa.