A escarlatina é uma amigdalite com pintas. É uma doença provocada pela bactéria Estreptococo que também provoca amigdalite bacteriana ou faringite. Em alguns casos, aparecem pequenas manchas avermelhadas por todo o corpo. A língua pode ficar mais avermelhada e a pele começar a descamar.
Escarlatina
O que é a escarlatina?
A escarlatina é uma doença relativamente frequente. Nesta doença, a criança aparece com manchas no corpo, mas o mais importante é que essas manchas são provocadas por uma bactéria que está a infetar as amígdalas. Raramente existe escarlatina abaixo dos 3 anos.
As manchas são apenas um sinal de aviso de que pode haver uma infeção na garganta que dever ser diagnosticada o mais rapidamente possível.
A importância de diagnosticar a escarlatina não se relaciona com as manchas no corpo, mas sim com a necessidade de tratar a infeção da garganta.
Formas de contágio
- Através de gotículas de saliva (tosse, espirros) de doentes portadores da doença (com ou sem sintomas);
- Através do contacto com objetos contaminados, como brinquedos.
A criança pode ser contagiada por outra criança doente, através da respiração, embora em alguns casos possa ser pelas mãos ou objetos contaminados.
O contágio é mais importante nos primeiros dias de doença e depois diminui gradualmente.
Período de incubação da escarlatina
O período de incubação é de 2 a 4 dias.
Sintomas da escarlatina
Após o período de incubação, a criança fica doente com febre, vómitos, dores de cabeça e dores de garganta. De vez em quando, podem existir também dores de barriga.
Quase em simultâneo com estas queixas surge o exantema. As amígdalas estão inchadas e vermelhas, cobertas com pus. Os gânglios do pescoço estão geralmente aumentados. O exantema surge primeiro no pescoço, axilas e virilhas, mas espalha-se rapidamente. É mais intenso nas pregas (axilas, virilhas) e não atinge muito a face.
Ao fim de 3 a 7 dias, o exantema vai-se atenuando e a pele começa a descamar, primeiro na face, depois no tronco e, por fim, nos braços e nas pernas.
Sintomas comuns
- Calafrios;
- Dor de cabeça;
- Sede;
- Náuseas;
- Vómitos;
- Febre;
- Mal-estar geral;
- Anemia leve;
- Amigdalite;
- Pulso acelerado;
- Dor de garganta;
- Dificuldade em engolir;
- Mucosa da boca avermelhada.
Sinais de alarme
- Febre muito alta;
- Dores muito fortes;
- Recusa em alimentar-se.
Tratamento da escarlatina
A escarlatina pode dar origem a algumas complicações. Não pelo exantema, mas pela infeção na garganta, que se pode espalhar e provocar um abcesso, otite, sinusite ou mesmo meningite.
O tratamento faz-se com antibiótico. Este pode ser dado através de uma única injeção ou por um xarope, durante uma semana. Para além do antibiótico, é tratada a febre e a dor com paracetamol ou ibuprofeno.
Durante o tratamento, é muito importante oferecer líquidos à criança para evitar desidratação. Como a criança pode perder o apetite por alguns dias, não se deve insistir para evitar o vómito.
A criança pode ir à escola?
A criança pode ir à escola se estiver a tomar o antibiótico à mais de 24 horas e desde que esteja bem-disposta, sem dores ou febre.
A criança só pode voltar à escola com uma declaração médica a atestar que já não oferece perigo de contágio.