O granuloma umbilical é uma pequena saliência rosada ou avermelhada que se forma no umbigo do bebé após a queda do cordão umbilical. O granuloma umbilical pode segregar algum líquido claro ou ensanguentado. Apesar de ser um motivo de preocupação para a maioria dos pais, o granuloma é benigno e normalmente não causa dor ou desconforto ao bebé. Esta é também uma situação que não tem nenhum risco para o recém-nascido.
Qual a causa do granuloma umbilical?
Não se conhece uma razão específica para o aparecimento do granuloma, mas é mais frequente quando existe uma infeção prévia do coto umbilical, ou uma higiene umbilical inadequada.
Diagnóstico
Quando existe suspeita de granuloma umbilical no umbigo do bebé, este deve ser observado pelo médico assistente de forma a ser feito o correto diagnóstico, excluindo outros possíveis problemas.
Tratamento
Na maioria dos casos, o granuloma desaparece espontaneamente em algumas semanas ou meses. Contudo e sempre sob orientação médica, podem ser aplicadas algumas terapêuticas para ajudar ao seu desaparecimento.
- Álcool a 70º – não tem como objectivo desinfectar, mas sim ajudar a secar o granuloma.
- Nitrato de prata – a aplicação de nitrato de prata estimula a cicatrização, este tratamento deve ser executado por um médico ou profissional da saúde para não lesar a pele que rodeia o umbigo do bebé.
- Pomada à base de “cortisona” – de acordo com a prescrição do médico assistente.
- Ligadura – pode ser necessário “estrangular” o granuloma com um fio, para cortar a passagem do sangue, procedimento que deve ser executado por um profissional de saúde.
- Cirurgia – muito raramente pode ser necessário recorrer à cirurgia, para remover o granuloma, especialmente se for muito grande ou não ceder às terapêuticas aplicadas.
Cuidados quando o bebé tem granuloma umbilical
- Manter a área do umbigo do bebé limpa e seca.
- Estar alerta e observar sinais de inflamação como vermelhidão, inchaço, ou secreções e nesses casos consultar o médico para avaliação.
Prevenir o granuloma umbilical
A melhor forma de prevenir o granuloma passa por manter o coto umbilical limpo e seco pois desta forma o risco de infeção fica mais reduzido, o que por sua vez pode também ajudar a reduzir o risco do aparecimento do granuloma.
Neste artigo todos os cuidados para cuidar do cordão umbilical do recém-nascido.