De forma geral, a hepatite define uma inflamação do fígado que pode ser causada por vários fatores. O mais frequente são os vírus.
O fígado é um órgão responsável por várias funções no organismo. A remoção de toxinas, digestão e armazenamento de energia são alguns exemplos. A hepatite desenvolve-se se quando o fígado não consegue desempenhar alguma das suas funções corretamente.
Dependendo do tipo e forma da infeção, esta pode-se curar por si só, apenas com descanso e dieta ou evoluir de forma negativa podendo causar problemas graves como cancro do fígado.
Existem seis tipos de hepatite: A, B, C, D, E e G. A doença pode ser mais ou menos grave de acordo com o tipo. Este artigo aborda especificamente a hepatite A.
O que é a Hepatite A?
A hepatite A é uma inflamação aguda do fígado causada por um vírus de RNA, do género Hepatovírus. Este vírus é muito resistente a condições externas adversas pois consegue sobreviver durante meses na água. Pode ainda sobreviver ao calor, à seca, a ácidos e solventes e ao sal.
É muito comum encontrar o vírus da hepatite A em locais em locais cuja água e esgotos não recebem tratamento. A doença é endémica em países pouco desenvolvidos da Ásia, África, América Central e do Sul, onde pode afetar até 90% da população. Os viajantes que se desloquem para um desses locais correm, por isso, o risco de contraírem o vírus, a não ser que tomem as devidas precauções.
A hepatite A causa sintomas em apenas 30% dos doentes com menos de 6 anos de idade. Contudo, nas crianças mais velhas e adultos, o vírus manifesta sintomas em mais de 70% dos casos.
Como se contrai?
A causa mais frequente de contágio é da hepatite A é por via fecal-oral, através da ingestão de água ou alimentos (por exemplo moluscos crus) contaminados. O risco aumenta com viagens a países pouco desenvolvidos ou por contacto com outras crianças em creches e nas escolas.
A transmissão através de contacto sexual é outra forma de transmissão da doença, nomeadamente associada a surtos em homens homossexuais.
Qual é o período de incubação?
O vírus da hepatite A tem um período de incubação de 28-30 dias. Contudo este período poderá variar entre os 15 e os 50 dias.
Quais são os sintomas da hepatite A?
Os sintomas da hepatite A manifestam-se principalmente em crianças mais velhas e adultos. Quando se manifestam, inicialmente assemelham-se aos de uma gripe:
- Febre
- Dores no corpo
- Mal-estar
- Falta de apetite
Posteriormente surgem outros sintomas como:
- Náuseas
- Vómitos
- Icterícia (coloração amarelada da pele e dos olhos)
- Dor abdominal
Como se trata a hepatite A?
Não existe tratamento para a hepatite A, exceto repouso e dieta para que o fígado possa recuperar. Normalmente a infeção cura-se no espaço de 3 a 5 semanas e é raro exigir hospitalização.
Cuidados a ter se estiver doente
- Tome banho frequentemente
- Tenha especial cuidado em lavar as mãos com água muito quente e sabão, principalmente depois de ir ao WC e antes de comer ou preparar alimentos, mudar uma fralda ou lençóis sujos
- Não partilhe talheres, escova de dentes, etc., durante mais ou menos 15 dias
Quando consultar o médico?
- Vómitos persistentes
- Febre alta ou abdómen inchado
- Se estiver muito enfraquecido.
- Queixas depois de 3 semanas após o início do tratamento
- Se desconfiar que alguém da sua família está infetado
Como evitar a hepatite A?
- Evite os alimentos crus, as frutas que não se podem descascar, a água e os sumos não engarrafados
- Nos países em vias de desenvolvimento, evite beber água da torneira mesmo nos hotéis de luxo pois recebem água da rede geral
- Existe vacina contra a hepatite A que é gratuita, mas não está incluída no Programa Nacional de Vacinação
Referência: Serviço Nacional de Saúde; Wikipedia