Frequentemente, os olhos dos bebés ficam colados devido a um canal lacrimal bloqueado. O bebé pode lacrimejar, mesmo quando não está a chorar e as secreções fixam-se nos olhos e impedem o bebé de os abrir, causando grande desconforto e irritação.
Remelas ou olhos colados do bebé, o que fazer?
As lágrimas ajudam os olhos a manter-se húmidos e hidratados e, por isso, é uma situação normal. Contudo, nas situações em que o bebé não tem o canal lacrimal completamente desenvolvido, as lágrimas não conseguem atravessá-lo, provocando uma secreção amarelada nos olhos que impede o bebé de os abrir.
O que levar a que os olhos dos bebés fiquem colados?
Na maioria dos casos, quando a causa dos olhos colados se deve ao bloqueio do canal lacrimal, o problema resolve-se por si só até aos 12 meses. Após o primeiro ano de vida, os canais já estão suficientemente desenvolvidos e as lágrimas conseguem fluir naturalmente. Caso isso não aconteça, a criança deve ser vista por um oftalmologista.
Se necessário, o especialista insere uma sonda no canal lacrimal para o abrir. Este procedimento é feito sob anestesia para maior conforto da criança.
Outra causa provável é a conjuntivite, infeção na conjuntiva (membrana transparente que cobre o olho). Se este problema ocorrer durante os primeiros 28 dias de vida (chamada conjuntivite neonatal) as bactérias que causam a infeção podem ser transmitidas no canal de parto durante a fase de expulsão do bebé.
Sintomas
- Olho húmido, mesmo quando o bebé não está a chorar;
- Secreção pegajosa amarelada no olho;
- Conjuntivite neonatal:
- Olho vermelho;
- Secreção tipo pus;
- Pálpebras inchadas e sensíveis.
O que fazer para ajudar o bebé?
Ducto lacrimal bloqueado
- Massage suavemente o canal lacrimal para ajudar a drenar as lágrimas. Com uma pressão ligeira no canto interior do exterior do nariz com o indicador e o polegar 3 a 4 vezes por dia;
- Limpe com muito cuidado as secreções dos olhos com um algodão ou gaze humedecidos com água fervida e morna ou soro fisiológico;
- Se os olhos estiverem vermelhos ou o bebé se queixar de dor quando lhe toca nos olhos, pode ser um sinal de infeção (conjuntivite). Neste caso, é necessário consultar o médico para avaliação dos sintomas e tratamento adequado.
Conjuntivite neonatal
Um bebé com mais de 28 dias de vida poderá não necessitar de tratamento para a conjuntivite. Em alguns casos, são receitadas gotas ou pomada antibiótica. Um bebé com menos de 28 dias com conjuntivite neonatal deverá consultar um oftalmologista.
Se a causa da infeção for de origem bacteriana, é necessário tratamento adequado para evitar complicações como uma pneumonia ou mesmo a cegueira.
Quando a conjuntivite neonatal é tratada a tempo, as crianças têm uma recuperação total. O canal lacrimal bloqueado tende a melhorar com o tempo. Enquanto isso não acontece, a acumulação de muco pode causar grande incómodo ao bebé e deixá-lo bastante irritado.
A limpeza correta dos olhos é fundamental para minorar os sintomas e ajudar a desobstruir os canais lacrimais. Durante o banho, use um algodão humedecido em água morna e limpe cuidadosamente os olhos. Não use o mesmo algodão para fazer a higiene do outro olho.