Se o seu filho está com febre, vómitos, diarreia ou com o nariz a escorrer durante 2 ou 3 dias e não há sinais de melhoras é provável que tenha uma infeção provocada por um vírus.
A maioria das crianças doentes apresenta quadros inespecíficos, podendo ter manchas planas avermelhadas, pápulas ou manchas parecidas com as da escarlatina ou da rubéola.
O que é uma virose?
Uma virose é uma doença causada por um vírus, com sintomas ligeiros e sem consequências relevantes. Apesar de poder causar um grande desconforto à criança, não há um remédio específico (os antibióticos não são eficazes na luta contra os vírus, apenas contra as infeções provocadas por bactérias).
Caso o seu filho apresente os sintomas acima descritos e esteja visivelmente combalido e com febre durante 2 – 3 dias deve ir ao médico para ser devidamente observado por forma a prevenir o desenvolvimento de complicações como a pneumonia ou meningite.
Tratamento da virose
Por norma, não há grande coisa que possa fazer para além de confortar o seu filho e criar condições para minorar o desconforto associado a estes episódios. Caberá ao organismo da criança criar e desenvolver as suas próprias defesas para reagir contra este tipo de infeções o que também contribui para reforçar o sistema imunológico ao longo do tempo.
As viroses não são todas iguais. Alguns vírus podem alojar-se nas vias respiratórias, causando dor e irritação da garganta. Outros podem afetar o sistema gastrointestinal, causando vómitos e diarreia.
Ocasionalmente podem ocorrer síndromes como o síndrome mão-pé-boca, em que há lesões nas mãos, pés e boca, ou a herpangina, caracterizada por pequenas vesículas na boca.
As viroses costumam passar naturalmente 7 a 10 dias após o início dos sintomas. Mas pode ajudar o seu filho a sentir-se melhor se o mantiver bem hidratado, com a febre controlada, em descanso e com uma alimentação cuidada que ajude a recuperar mais rapidamente. O miminho extra também costuma ajudar nestes casos, especialmente nos primeiros dias do ataque.