A vulvovaginite é uma inflamação da vulva e da vagina que provoca sintomas como sensação de queimadura, picada, irritação ou inflamação. A comichão é outro sintoma comum.
Vulvovaginite: o que é, causas e tratamento
O que é a vulvovaginite?
É uma infeção da vulva e da vagina. A grande sensibilidade desta área torna-a mais propensa ao desenvolvimento de infeções que causam um incómodo muito acentuado.
Causas da vulvovaginite
Entre as causas mais comuns desta infeção incluem-se:
- Higiene íntima deficiente;
- Roupa apertada;
- Uso de sabonetes agressivos ou contra indicados para a higiene íntima;
- Passagem de bactérias do reto para a vagina quando a mulher vai à casa de banho e se limpa de forma errada (que deve limpar sempre de frente para trás para evitar a contaminação da vagina com resíduos do anûs);
- Candidíase (depois da puberdade).
Sintomas da vulvovaginite
- Inflamação, dor e comichão na área genital;
- Dor ao urinar;
- Corrimento vaginal esverdeado ou amarelo-esverdeado;
- Corrimento vaginal espesso e branco (quando a causa é a candidíase).
Tratamento
Poderá ser feito um esfregaço vaginal para se detetar a infeção e definir o tratamento (antibiótico em creme ou por via oral).
Durante o tratamento e sempre que possível, lave a zona digital com um produto adequado à higiene íntima. Sabonetes agressivos ou perfumados devem ser evitados.
Pode aplicar uma pomada na área genital à base de zinco para acalmar e proteger a pele.
Usar roupa interior de algodão e secar bem a zona íntima depois de tomar banho ou ir à casa de banho, são cuidados essenciais.
Ensine a sua filha a limpar o rabo de frente para trás para evitar o contágio da vagina com matéria fecal e prevenir outras doenças como infeções urinárias.