O livro “Primeiros socorros pediátricos” é um must-have para todos os pais e cuidadores de crianças e bebés, uma vez que esclarece as principais dúvidas no que toca à prestação de primeiros socorros.
Socorros Pediátricos
Quando o tema é sobre os primeiros socorros pediátricos, mais vale prevenir do que (tentar) remediar, como já diz o velho dito popular.
Com crianças e bebés os incidentes acontecem com muita facilidade e muitas vezes sem que os cuidadores deem por ela. Por esse motivo, é essencial não só estar atento, como saber agir em tempo útil de forma adequada à situação, o que, em momentos de stress, nem sempre é fácil, especialmente quando não existem conhecimentos aprofundados sobre a forma de atuação. A falta de literacia deste tema pode levar a erros comuns que podem ter consequências graves aquando da prestação de ajuda à criança ou bebé.
Foi precisamente por esse facto que José Coentrão, enfermeiro do serviço de urgência pediátrica do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde e formador em primeiros socorros, lançou o livro “Primeiros socorros pediátricos”.
Através de ilustrações, ensina os pais e os cuidadores (professores, auxiliares de educação, educadores, entre outros) as boas práticas no decorrer dos incidentes mais comuns em idade pediátrica: envenenamento, traumatismos cranianos (ou outros), desmaios, reações alérgicas graves, convulsões febris, queimaduras, picadas, hemorragias, entre outros.
Pensando ainda na atual situação de saúde global, desenhou um capítulo inteiramente dedicado à Covid-19, no qual explica como se transmite, quais os seus sintomas, como devem os pais agir e quais os mitos e as verdades associadas a este vírus.
“A prevenção não consiste apenas em evitar o acidente, mas também na procura de conhecimentos adequados para que nada falhe quando mais se precisa. Por isso, aprenda! Aprenda para que nunca seja preciso, mas na certeza de que estará preparado caso aconteça”: pode ler-se na sinopse do livro que está à venda na Wook.