O Método Ferber (também conhecido por Ferberização) é um método do sono controlado. Impulsionado pelo pediatra norte-americano Richard Ferber, fundador do Centro Pediátrico de Transtornos do Sono, do Hospital Infantil de Boston, EUA, é uma das técnicas de educação do sono dos bebés mais radicais que pode ser aplicada, segundo o autor, entre os 3 e os 5 meses de idade.
O Método Ferber baseia-se nas conclusões dos estudos que o investigador tem dedicado às causas dos transtornos do sono infantil. Segundo o autor, as suas recomendações pretendem fornecer estratégias aos pais para as combater (dificuldade em adormecer, despertares noturnos, sonambulismo, terrores ou medos noturnos, entre outros). Trata-se de um método completamente oposto ao co-sleeping.
De modo geral, os autores que defendem a aplicação de métodos de sono controlado acreditam que:
- A educação do sono começa pela definição precoce de uma rotina coerente do sono;
- Antes dos 3 meses de vida não é aconselhável iniciar qualquer técnica para ensinar os bebés a dormir. Nos primeiros meses de vida, eles precisam de mamar durante a noite e do consolo dos pais quando choram;
- Dependendo da idade do bebé, as técnicas para o ensinar a dormir podem exigir ajustes. Certas técnicas podem funcionar melhor com bebés mais velhos e outras com bebés mais novos.
A informação abaixo não pretende constituir-se num guia de orientação. Fale com o seu pediatra. Só ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas.
Método Ferber: método do sono controlado
No livro “Bom sono”, Richard Ferber explica o que é o sono infantil, como prevenir os distúrbios do sono e como atuar quando o bebé tem dificuldade em adormecer sozinho.
Mas este método não é fácil de aplicar e o próprio investigador defende que não pode ser usado indiscriminadamente e que não aprova que o bebé seja deixado a chorar no berço, sozinho, por longos períodos de tempo. “Cada criança e cada família são únicas e o método Ferber não é apropriado para resolver todos os problemas possíveis do sono”.
Os bebés / crianças que ficam desesperados com a ausência dos pais, que choram por longos períodos de tempo, que vomitam devido à intensidade do choro precisam de atenção especial. Nestes cenários, é necessário investigar se existe algum problema de saúde que justifique a dificuldade no sono da criança como refluxo ou apneia do sono.
Em que consiste o método Ferber?
O método Ferber baseia-se na aplicação de uma rotina do sono rígida e coerente. Nesta técnica, é suposto o bebé aprender a dormir sozinho. O bebé é deitado no berço, sem chupeta, sem biberão e sem a companhia dos pais.
Para começar, os pais devem definir uma rotina para relaxar e confortar o bebé: um banho, massagem, história e beijinho, por exemplo. Depois, o bebé é deitado no berço ainda acordado e os pais saem do quarto.
De acordo com o Dr. Ferber, os bebés entre os 3 e 5 meses de idade estão física e emocionalmente preparados para começar a dormir sozinhos. Para ajudar no processo de aprendizagem, o tempo em que o bebé é deixado a chorar vai aumentando gradualmente ao longo do treino, até ao máximo de 30 minutos.
No início, quando o bebé chora, os pais devem aguardar um minuto antes de entrar no quarto para o consolar. Com o tempo, esse intervalo de tempo vai aumentando. Com exceções (como acima indicado), o autor afirma que os resultados podem aparecer poucos dias depois de iniciado o treino.
Críticas apontadas ao método Ferber
Sendo considerado um método radical por muitos, onde o bebé é deixado a chorar sozinho no berço, o método Ferber tem levantado muitas críticas ao longo dos anos (ver 10 Razões para não deixar o seu bebé chora até adormecer).
Nem todos os pais conseguem deixar o bebé a chorar enquanto olham para o relógio ansiosamente à espera que os minutos passem para entrar no quarto e consolar o seu bebé.
Alguns especialistas também consideram que é um “método de abandono” capaz de causar dano ao vínculo bebé / pais e contribuir para que o bebé desenvolva sentimentos de insegurança e angústia.
Treino do sono. Será uma boa técnica para si e para o seu bebé?
Bibliografia: “Bom sono: guia completo para pais, com orientações para os problemas do sono dos seus filhos” de Richard Ferber, Ed 2008