O meu bebé não dorme à noite. Serão cólicas ou gases?
Quando o bebé mama, engole ar. A quantidade de ar engolido durante a mamada varia imenso de bebé para bebé o que pode provar cólicas ou gases.
A maior parte do ar acumulado no estômago do bebé é expelida quando arrota. Contudo, o bebé pode não arrotar após todas as refeições ou demorar mais ou menos tempo a fazê-lo.
Mesmo arrotando, o bebé pode não conseguir expelir todo o ar o que provoca mal-estar e gases. Se assim for, o bebé não vai conseguir adormecer tranquilamente porque não se sente confortável e pode mesmo ter dores abdominais provocadas pelos gases retidos no estômago.
O que pode fazer para ajudar o seu bebé a eliminar os gases:
- Experimente deitar o bebé de barriga para baixo e friccione as suas costas muito suavemente (veja outras sugestões para minorar os sintomas das cólicas no bebé).
- Deite o bebé de barriga para cima e faça massagens ligeiras, com movimentos circulares com as suas palmas das mãos, em toda a zona abdominal.
- Verifique se o bebé está corretamente posicionado enquanto mama, seja ao peito ou a biberão. A forma como o bebé pega na mama ou na tetina, condiciona a quantidade de ar e leite que engole em cada mamada.
- Cuide da sua alimentação e evite alimentos potencialmente irritantes para o bebé. Os produtos lácteos, cogumelos, tomate, chá, café, açúcar ou o chocolate são exemplos de alimentos que podem causar reações no sistema digestivo do bebé.
Os hábitos e a rotina do sono diurno e o seu papel na qualidade do sono noturno do bebé
A dificuldade e o facto de o seu bebé não conseguir adormecer e/ou chorar, pode dever-se a várias causas. Neste artigo, vamos abordar três dos principais motivos que provocam desconforto no bebé e que influenciam a sua qualidade do sono e a rotina diária: a fome, o sono diurno e as cólicas ou gases.