Se o bebé dormir excessivamente durante o dia é normal que tenha menos sono à noite. O recém-nascido precisa de 3-6 semanas para se adaptar a uma rotina diária de sono e alimentação e esta deve estar estruturada entre a 8ª-10ª semana de vida.
Quando o bebé está acordado deve ser estimulado para se manter desperto e ativo. Progressivamente, o bebé começa a compreender que há momentos do dia para estar desperto, brincar e ser alimentado, momentos para fazer um soninho mais leve (sestas) e momentos para dormir mais profundamente (à noite).
De acordo com alguns autores, o modo como o bebé está habituado a adormecer durante o dia condiciona a forma como adormece à noite (mais uma vez, somos o resultados de hábitos e rotinas).
Se o bebé estiver habituado a adormecer ao colo, embalado e com companhia, no meio de barulho e em qualquer lugar, é natural que espere e exija a mesma forma de tratamento para adormecer à noite.
Ou seja, a forma como coloca o bebé a dormir as sestas diurnas vai influenciar o seu comportamento à noite. Se o bebé não adormece sozinho durante o dia também vai precisar de companhia para conseguir adormecer à noite. Se durante o dia for consolar o bebé ao primeiro choro, terá que estar preparada para o fazer também à noite. O bebé não consegue distinguir nem antever comportamentos diferentes dos cuidadores só porque é de dia ou de noite.
A rotina da hora do sono (como o banho ao fim do dia, a hora a que é alimentado e a hora em que é colocado na caminha para dormir, por exemplo) ajuda o bebé a estruturar um quadro estável de atividades diárias, a antecipar tarefas e a reconhecer as suas próprias atividades.
O bebé começa a compreender que uma certa atividade pode levar a outra e assim ajustar o seu comportamento a vários eventos regulares que acontecem em determinados momentos do dia. No exemplo, o bebé aprende que a seguir ao banho e ao leite, num ambiente tranquilo e escuro, é chegada a hora de dormir um soninho mais longo.
Os hábitos e a rotina do sono diurno e o seu papel na qualidade do sono noturno do bebé
A dificuldade e o facto de o seu bebé não conseguir adormecer e/ou chorar, pode dever-se a várias causas. Neste artigo, vamos abordar três dos principais motivos que provocam desconforto no bebé e que influenciam a sua qualidade do sono e a rotina diária: a fome, o sono diurno e as cólicas ou gases.
- O meu bebé não dorme à noite. O que fazer?
- O meu bebé não dorme à noite. Será fome?
- O meu bebé não dorme à noite. Serão as sestas demasiado prolongadas?
- O meu bebé não dorme à noite. Serão cólicas ou gases?