O meu bebé não dorme à noite. O que fazer?
Os padrões de sono e de alimentação do bebé são indissociados e começam a definir-se logo após o nascimento. O recém-nascido precisa de 3-6 semanas para se adaptar a uma rotina diária de sono e alimentação e esta deve estar estruturada entre a 8ª-10ª semana de vida.
Nos primeiros meses, o bebé pode ter dificuldade em adormecer durante o dia e/ou à noite. O bebé precisa de tempo para se adaptar ao seu novo ritmo de vida e aprender a dormir.
Como os padrões de sono e da alimentação se vão estabelecendo logo após o nascimento, é fundamental definir e implementar uma rotina estável e coerente aplicada por todos os cuidadores (mãe, pai, avós e, mais tarde, no berçário ou na creche). Todos os envolvidos nos cuidados ao bebé devem conhecer e respeitar as suas rotinas diárias.
Todos nós precisamos de rotinas. As rotinas ajudam-nos a estruturar o tempo, as várias tarefas que temos para executar durante o dia e transmite-nos estabilidade e sensação de controlo sobre os eventos. Para os bebés não é diferente. A rotina diária (sono, alimentação, higiene, …) deve ser implementada logo que o recém-nascido chega a casa. Os maus hábitos, ou a ausência de rotinas, criados nos primeiros dias de vida serão muito difíceis de eliminar ou corrigir mais tarde.
Os hábitos e a rotina do sono diurno e o seu papel na qualidade do sono noturno do bebé
A dificuldade e o facto de o seu bebé não conseguir adormecer e/ou chorar, pode dever-se a várias causas. Neste artigo, vamos abordar três dos principais motivos que provocam desconforto no bebé e que influenciam a sua qualidade do sono e a rotina diária: a fome, o sono diurno, as cólicas no bebé ou gases.