A rotina de sono é fundamental para as crianças. O estabelecimento de rotinas, em geral é, na verdade, muito importante, pois tornará a criança mais confiante e independente. Além disso, proporciona à criança uma sensação de segurança.
Uma rotina de sono é igualmente muito importante para as crianças quando chega a hora de dormir.
A importância de uma boa higiene de sono
Nas crianças, o sono é essencial para o seu desenvolvimento. Durante os primeiros anos de vida, as crianças passam por transformações gigantescas, especialmente durante o primeiro ano de vida. O sono desempenha um papel fundamental nestas mudanças.
Portanto, é muito importante que os pais tomem todos os cuidados para assegurarem que os seus filhos durmam um sono reparador e as horas necessárias. Constante e consistentemente. E sim, isso inclui os fins-de-semana!
Já deve estar familiarizado com a expressão “higiene de sono”. O termo foi criado por Peter Hauri, um investigador norte-americano, em 1977. Peter Hauri pretendia tratar a insónia através de formas que não envolvessem medicação. Portanto, o investigador criou a Higiene de Sono que prevê melhorar o sono por meio da adoção de uma rotina de sono.
Esta rotina de sono inclui a adoção de certos hábitos que proporcionam um sono de maior qualidade.
As necessidade de sono variam segundo a idade
Se nas primeiras semanas de vida, os recém-nascidos dormem durante uma grande parte do dia, as horas de sono necessárias vão diminuindo à medida que crescem.
Durante o primeiro ano de vida, os bebés passam por um profundo desenvolvimento. As necessidades de sono são, pois, especialmente elevadas durante essa fase. Após esse período, a quantidade de horas de sono vai reduzindo de forma progressiva.
Horas necessárias de sono para as crianças, segundo a faixa etária:
- 4-12 meses: 12 a 16 horas de sono
- 1-2 anos: 11 a 14 horas de sono
- 3-5 anos: 10 a 13 horas de sono
- 6-12 anos: 9 a 12 horas de sono
- 13-18 anos: 8 a 10 horas de sono
Até aos 5 anos, é aconselhável que a criança faça uma sesta durante o dia. O tempo de sesta está incluído no total de horas de sono diárias recomendadas na tabela acima.
Leia também: De quantas horas de sono precisam as crianças?
Os distúrbios de sono também afetam as crianças
Os distúrbios ou perturbações de sono não são exclusivos dos adultos. Calcula-se que as perturbações de sono cheguem a atingir 50% das crianças em idade pré-escolar e até 40% dos adolescentes. A ausência de uma rotina de sono poderá contribuir para os distúrbios de sono na infância e adolescência.
Nos primeiros meses de vida, os bebés não têm uma rotina de sono estabelecida. Necessitam de ser amamentados com regularidade, o que faz com que despertem frequentemente durante o dia e noite. A partir dos 6 meses começam a dormir mais horas durante a noite e a estarem despertos durante o dia.
Nas crianças em idade pré-escolar e escolar, os distúrbios de sono são devidos em grande parte a causas comportamentais. Isto significa que as crianças não dormem adequadamente pois resistem a adormecer, tentam adiam a hora de ir para a cama, não conseguem adormecer sozinhas ou despertam várias vezes durante a noite e necessitam dos pais para voltar a adormecer.
Já na adolescência, as causas estão mais ligadas a problemas com o ritmo circadiano. Muitos adolescentes têm sono a horas muito tardias e podem dormir até bastante tarde. Contudo, para poderem estar na escola a horas, são obrigados a levantar-se cedo. Consequentemente, acabam por dormir um número de horas insuficiente.
Como melhorar o sono do meu filho?
Como vimos acima, uma rotina de sono consistente faz parte de uma boa higiene de sono. Existe, assim, uma série de regras que se seguidas, poderão melhorar a qualidade de sono do seu filho e mesmo ajudar a tratar as perturbações de sono:
- Adotar horários de sono consistentes, incluindo fins-de-semana;
- Adotar horários regulares para as refeições e sestas da criança;
- Durante a sesta da criança, deixar entrar a luz do dia;
- Evitar que a criança faça atividades físicas estimulantes nas 2 horas que precedem a hora de dormir;
- Evitar que a criança interaja com dispositivos com ecrã nas 2 horas que precedem a hora de dormir;
- Criar um ambiente propício a adormecer: luz suave, ambiente do quarto confortável e com uma temperatura adequada;
- Nunca deixar a criança adormecer enquanto come;
- Ler uma história ou tomar um banho com água morna são elementos estimulantes para o sono.