Quando a criança tem episódios frequentes de pesadelos ou terrores noturnos, as rotinas são fundamentais para cimentar hábitos saudáveis na criança, estimulando a sua estabilidade emocional. O que fazer perante pesadelos ou terrores noturnos?
O que fazer perante pesadelos ou terrores noturnos?
Deverá deitar-se sempre à mesma hora, tendo uma alimentação noturna (jantar) leve, saudável e de fácil digestão. Será igualmente importante verificar a existência de alguma contra-indicação em medicamentos administrados.
Os pais deverão procurar conhecer a realidade do seu filho, para que este os sinta como porto de abrigo seguro e de confiança.
Uma criança que consegue verbalizar as suas emoções, com uma auto-estima e auto-conceito equilibrados, apresentará menor propensão a comportamentos ansiosos, revelando-se mais tranquila e serena.
Rotinas do sono e distúrbios do sono
O momento de deitar é determinante para ajudar a criança a dormir de forma tranquila, evitando pesadelos e/ou terrores noturnos.
Deste modo apresento algumas estratégias que os pais poderão desenvolver:
- Hoje, amanhã e depois
Devem criar-se rotinas, o período de sono deve ter uma rotina, ou seja, deitar e acordar sempre à mesma hora.
- Era uma vez
Contar uma história tranquila, com cenários e personagens afetuosas e amistosas.
- Caixinha mágica
Pode pedir à criança que escreva (quando não sabe escrever, deverá ser o pai ou a mãe a fazê-lo) dois ou três melhores momentos do dia. Deve depois colocar esse papel na caixinha, deixando-a junto à cama;
- Técnicas de respiração
Poderá pedir à criança que utilize o seu urso preferido, colocando-o na sua barriga enquanto inspira e expira tranquilamente.
- Relaxamento
Pode pedir à criança que se imagine a viajar pelo céu numa nuvem muito suave e bonita. Uma música suave é uma excelente ajuda para promover a tranquilidade.
- Pirilampo
Uma luz de presença é sempre um excelente auxiliar. Esta luz pode chamar-se pirilampo.
- Massagem
A massagem é promotora de bem-estar e relaxamento emocional e físico. É das melhores formas para comunicar afetos e amor.
- Afetos e miminhos
Uma criança que se sente compreendida, amada e valorizada será certamente menos suscetível a episódios de pesadelos e terrores noturnos.
Muitos miminhos do Ó-ó! Sonhos Bons e docinhos!