Já se questionou quando será o momento certo para mudar o seu bebé para o próprio quarto?
Esta mudança depende, sobretudo, da sua vontade e estado de espírito e não propriamente de quando a criança estiver pronta. Muitos pais sentem-se mais confortáveis com o bebé no berço, mesmo ao lado, enquanto outros necessitam de reclamar a sua privacidade e o próprio espaço.
Por isso, não espere por um sinal de que o seu filho está pronto a transição para o novo quarto. O essencial é perceber quando a mãe o pai estão prontos para dar este passo.
5 dicas para ajudar na transição
Como vimos, não existe uma maneira certa ou errada de fazer esta mudança. O que importa é aquilo que funciona para a sua família.
- Habitue o bebé a ficar no próprio quarto durante o dia: Comece a brincar com o seu filho no novo quarto. Quanto mais interação tiver com a criança no novo quarto, mais esta vai associar o novo espaço a um sentimento positivo;
- Adapte as rotinas para o novo quarto: Inicie as rotinas para as sestas ou para a hora de dormir no novo quarto do bebé, mas continue a deitar a criança no pequeno berço junto de si;
- Permita que a criança durma cada vez mais longe de si no quarto: Esta é uma boa estratégia para os bebés se sentirem cada vez mais “independentes” dos pais, mas, acima de tudo, para os pais ficarem cada vez mais à vontade com este distanciamento físico;
- Mova a caminha para o quarto do bebé: Quando se sentir mais confortável com esta ideia, transfira a cama do bebé para o novo quarto. Inicie todas as rotinas de sono e descanso neste novo local e deixe o bebé ficar a dormir no quartinho;
- Faça a transição gradual para o novo berço: Deite o bebé no novo berço apenas para o sono noturno ou quanto tiver maior vontade de dormir. Desta forma, não vai estranhar tanto esta mudança.
Para bebés que dormem com facilidade e não acordam muitas vezes durante a noite, estas etapas podem nem ser necessárias. As crianças podem ir diretas para o berço no novo quarto assim que os pais acharem que está na hora da mudança.
Lembre-se que não existem prazos ou certo e errado para a transição do bebé do quarto dos pais para o seu próprio quarto. A criança deve mudar quando os pais sentirem que chegou a altura.