Se está a tentar engravidar pela primeira vez, é normal que tenha muitas dúvidas em relação à fertilidade e conceção. Uma dúvida comum é perceber a diferença entre fecundação e nidação. É sobre estes dois conceitos que vamos falar neste artigo.
Qual a diferença entre fecundação e nidação?
Uma conceção bem-sucedida passa por três fases essenciais: ovulação, fertilização e implantação do óvulo. Estas etapas iniciais da gestação são de grande sensibilidade para o desenvolvimento embrionário e para a continuação da gravidez.
Fecundação
A fecundação corresponde ao momento em que o espermatozoide atinge o óvulo e perfura com sucesso a sua membrana externa dando origem a uma célula única.
Cerca de 14 dias após o início do ciclo menstrual (considerando um ciclo de 28 dias) ocorre a fecundação. Nesta fase da conceção, o espermatozoide une-se ao óvulo para formar uma única célula (zigoto) com a mistura dos cromossomas de ambos os progenitores (23 cromossomas de cada um).
Após a fecundação, o zigoto começa a dividir-se e a multiplicar-se ao mesmo tempo que desliza ao longo das trompas de Falópio em direção ao útero, onde se irá alojar (implantação).
Em breve, as células começam a diferenciar-se entre si para formar as diversas partes do corpo (pele, ossos, cartilagem, etc.) e órgãos do embrião.
Os espermatozoides conseguem viver entre 3 a 5 dias no aparelho genital feminino e os óvulos podem ser fecundados por cerca de 24 horas.
Nidação
O termo nidação refere-se ao momento de implantação do embrião na parede uterina.
Após a fecundação nas trompas de Falópio, o óvulo fertilizado inicia a sua lenta viagem a caminho do útero. Para que a gravidez evolua, o ovo precisa de se fixar no interior do útero, processo a que se dá o nome de nidação.
O óvulo fecundado leva 5 a 10 dias a chegar ao útero, é após a nidação o seu corpo começa agora a produzir a hormona da gravidez, a denominada gonadotropina coriónica humana (hCG), a mesma que é detetada nos testes de gravidez de farmácia.
A nidação pode dar origem a certos sintomas como um sangramento ligeiro (ver Pequenos sangramentos no início da gravidez) que, na maior parte dos casos dura apenas algumas horas, ou alguns dias. O corrimento vaginal também adotar uma tonalidade mais acastanhada do que o habitual.
Com a implantação, o bebé passa a chamar-se “embrião”, designação que mantém até à 8ª semana altura em que passa a chamar-se “feto”. Ao longo das próximas semanas, o embrião desenvolve todas as suas estruturas até se transformar num ser humano completamente formado.
ResumindoQual a diferença entre fecundação e nidação?A fecundação corresponde ao momento em que o espermatozoide atinge o óvulo e perfura com sucesso a sua membrana externa dando origem a uma célula única. Já o termo nidação refere-se ao momento de implantação do embrião na parede uterina, processo que pode ser acompanhado de cólicas leves ou um ligeiro sangramento. |
Conheça os sintomas da ovulação e saiba como contar as semanas da gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.