Cerca de 75% das grávidas sentem enjoos nos primeiros meses da gestação, especialmente no 1º trimestre. O termo enjoo matinal, nem sempre é o mais correto porque muitas mulheres sentem enjoos ao longo do dia.
Nem todas as grávidas sentem enjoos da mesma maneira e a intensidade também é variável. Se tem náuseas quando viaja de carro, por exemplo, é mais provável que sinta enjoos na gravidez.
Enjoos na gestação
Os enjoos e os vómitos podem prejudicar o desenvolvimento do bebé?
Quando os enjoos se manifestam no primeiro trimestre, o embrião é ainda tão pequeno que, na grande maioria dos casos, não sofre falta de nutrientes. Para além disso, mesmo as grávidas que perdem algum peso no 1º trimestre conseguem recuperar o peso perdido nos meses seguintes.
Nos casos em que os enjoos e vómitos persistem para além das 12 semanas, pode gera-se um quadro mais sério porque a partir dessa idade gestacional, é suposto o bebé começar a acumular gordura e a ganhar peso.
Vómito excessivo ou hiperemese gravídica
O vómito excessivo, ou hiperemese gravídica, provoca desidratação, perda de peso e carência nutricional e exige acompanhamento médico para garantir que ambos, mãe e bebé recebem todos os nutrientes que necessitam para se manterem saudáveis até ao fim da gestação.
As causas desta complicação não são totalmente conhecidas mas os especialistas apontam várias, nomeadamente:
- Aumento dos níveis da hormona HCG (hormona gonadotropina humana) no sangue nos meses iniciais da gestação;
- Aumento dos níveis de estrogénio;
- Refluxo gastroesofágico;
- Stress (que pode provocar distúrbios gastrointestinais);
- Fadiga;
- Relaxamento dos músculos do aparelho digestivo (que torna a digestão dos alimentos menos eficiente).
O que pode fazer para diminuir os enjoos
- Faça refeições pequenas e fracionadas ao longo do dia para manter os níveis de açúcar no sangue estáveis;
- Selecione alimentos facilmente digeríveis;
- Escolha alimentos ricos em hidratos de carbono e pobres em gordura e pouco condimentadas, de preferência frias ou geladas para melhor aceitação pelo estômago;
- Alterne entre refeições só de alimentos sólidos ou só de líquidos;
- Não se levante de manhã com a barriga vazia. Coma umas bolachas de água e sal, flocos de cereais secos, frutos secos);
- Beba um copo de leite antes de ir para a cama;
- Beba muita água;
- Evite odores que lhe provoquem náuseas;
- Durma bem;
- Abrande o ritmo.
Tratamento dos enjoos na gestação
Se o desconforto persistir e não conseguir comer nada ou se ficar ansiosa sobre os efeitos no seu bebé, pergunte ao seu médico o que pode fazer. Os suplementos vitamínicos podem ajudar a diminuir os sintomas das náuseas.
Por norma, a medicação só é aconselhada quando os enjoos são de grande intensidade. Não tome qualquer medicação (convencional ou à base de plantas) sem falar primeiro com o seu médico.