Os sintomas de TPM e de gravidez são muito semelhantes entre si e, por si só, não são suficientes para conseguir determinar se a mulher está ou não grávida. As alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher antes da descida da menstruação e no início da gravidez são a principal causa destes sintomas e, por isso, pode ser tão confuso conseguir distingui-los.
Os sintomas de TPM e de gravidez variam muito de mulher para mulher e de gravidez para gravidez na mesma mulher. Por isso, se está a tentar engravidar, é importante estar atenta aos sintomas que costuma sentir antes do período para que possa conseguir distingui-los.
Ainda assim, a gravidez só pode ser confirmada pelo teste de gravidez, através de um exame de sangue no centro de saúde (análise realizada em laboratório) ou no consultório, pelo exame do ginecologista.
Sintomas de TPM e de gravidez: como diferenciar?
Os sintomas de TPM ou de gravidez são muito semelhantes e, por isso, algumas mulheres podem ter dificuldade em distingui-los, especialmente quando nunca estiveram gravidas anteriormente.
Sintomas de TPM e de gravidez
Não é muito fácil conseguir distinguir entre os sintomas de TPM e de gravidez (ver Sintomas de ovulação). Algumas alterações que surgem nos dias anteriores à descida da menstruação podem levar a mulher a suspeitar que está grávida. Contudo, este tipo de sintomatologia não é suficiente para determinar se está realmente grávida.
Por outro lado, o corpo da mulher pode reagir de modo diferente perante as alterações hormonais induzidas pela descida do período e fazer com que os sintomas também mudem em diferentes meses.
Sintomas de TPM e de gravidez: como diferenciar?
Se está na dúvida, abaixo encontra algumas diferenças entre os sintomas de TPM e de gravidez a que pode estar atenta:
-
Enjoos
Os enjoos são um dos primeiros sintomas da gravidez e pouco comuns no caso de TPM. Muitas mulheres sentem enjoos, ou mesmo vómitos, nas primeiras semanas da gravidez, logo após a conceção. Na maioria dos casos, este sintoma desaparece no final do 1º trimestre da gestação.
-
Sensibilidade mamária
A sensibilidade mamária é um sintoma muito comum no caso de TPM, especialmente nos dias anteriores à descida da menstruação e nos primeiros dias do período. No caso da gravidez, este sintoma prolonga-se nas primeiras semanas após a conceção acompanhado pela alteração da coloração dos mamilos, que se podem tornar mais escuros – melasma (ver Alterações da pele na gravidez).
-
Inchaço e cólicas abdominais
Inchaço abdominal, desconforto intestinal ou mesmo leves câimbras abdominais estes entre os primeiros sintomas da gravidez em tudo semelhantes às cólicas que ocorrem antes ou durante do período menstrual.
-
Sonolência e cansaço
Algumas mulheres sentem mais sono, cansaço e perda de energia nos dias anteriores ou durante a menstruação mas logo recuperam. Este sintoma deve-se ao aumento da produção de progesterona, uma das hormonas fundamentais da fertilidade feminina.
Na gravidez, a sonolência é um sintoma que se pode prolongar por todo o 1º trimestre da gestação fruto das grandes alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher na fase inicial da gravidez.
-
Variações de humor
Apesar de muitas mulheres se sentirem mais irritadas e tristes nos dias que antecedem a descida da menstruação, este é um sintoma que desaparece rapidamente. Já no caso da gravidez, as variações de humor são mais intensas e caracterizam-se, frequentemente, pela oscilação entre estados de alegria e tristeza.
-
Duração dos sintomas
Enquanto que no TPM os sintomas podem aparecer alguns dias antes da descida da menstruação e desaparecer gradualmente ao longo dos dias do período, na gravidez, os sintomas podem prolongar-se desde a ovulação até ao final dos primeiros três meses da gestação.
Saiba mais sobre as alterações que o seu corpo sofre todos os meses e que o preparam para uma eventual fecundação e gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.