Afinal a pílula engorda ou não? Este é um assunto que já fez correr muita tinta…ou melhor, bater de teclas!
A resposta é pura e simplesmente não. Porquê? Porque até hoje ainda não foi cientificamente comprovado que a pílula anticoncecional engordasse.
Então porque é que existe esta crença mais ou menos generalizada que a pílula anticoncecional engorda? Ouvimos falar de estudos, cujos resultados demonstram que mais de 80% das mulheres acham que a pílula anticoncecional faz engordar. Aliás, esta crença é inclusivamente partilhada não só pelas mulheres, mas também por alguns profissionais de saúde.
Para percebermos a possível origem desta crença vamos recuar umas décadas.
1960: um comprimido minúsculo revoluciona o planeamento familiar
Foi em 1960 que a pílula anticoncecional começou a ser comercializada nos Estados Unidos da América. Esta foi, sem qualquer dúvida, uma invenção que causou uma revolução tremenda no sexo e planeamento familiar. A partir desta altura, os casais começaram, pois, a poder ter relações sexuais por puro prazer e não apenas para fins reprodutivos.
A primeira pílula anticoncecional chamava-se Enovid-10. Contudo, esta e outras pílulas que começaram depois a surgir eram muito diferentes das atuais. As quantidades de estrogénio e progesterona eram, contudo, muito superiores aos das pílulas atuais. Segundo um artigo no portal da Insider, a Enovid-10 possuía algo como três a 100 vezes mais de progesterona e três a sete vezes mais de estrogénio em relação às modernas.
Ora o estrogénio em doses elevadas faz aumentar o apetite e causa retenção de líquidos. Consequentemente, muitas das mulheres que tomaram a Enovid-10 e outras das primeiras formas de pílula anticoncecional acabaram por engordar.
“A pílula anticoncecional engorda”: uma crença (errada) já com várias décadas
Portanto, o medo de engordar devido ao uso de pílula anticoncecional remonta a várias décadas.
Acontece que ao longo das décadas, e em consequência dos efeitos secundários nocivos das primeiras formas de pílula, nomeadamente o mal-estar e o ganho de peso, os laboratórios continuaram a investigar formas melhoradas deste prático anticoncecional.
Foram criadas assim, formas com quantidades inferiores de hormonas, até chegarmos às pílulas atuais. Com quantidades de hormonas bastante reduzidas, são muito menos propensas a causarem ganhos de peso.
Outro facto que leva as mulheres a acharem que a pílula anticoncecional engorda é o facto de nos primeiros três meses de toma, esta cause alguma retenção de líquidos. Logo, as mulheres interpretam como sendo ganho de peso. No entanto, este efeito é passageiro e ao fim de dois ou três meses deverá deixar de se verificar.
O que diz a investigação científica
Ao longo das últimas décadas foram efetuados vários estudos científicos relativos ao efeito da pílula anticoncecional, nomeadamente sobre o aumento de peso nas utilizadoras.
O mesmo artigo do Insider cita uma meta-análise (análise estatística de resultados de diferentes estudos individuais, com o objetivo de os integrar, através da combinação e resumo dos resultados dos mesmos) efetuada em 2014 sobre 49 ensaios clínicos que incluíam 52 tipos diferentes de anticoncecionais. Como conclusão, os investigadores não apuraram uma ligação consistente entre o uso dos anticoncecionais e um aumento de peso.
É de referir ainda que os Dispositivos Intrauterinos (DIU) e os implantes hormonais são métodos que não estão associados ao aumento de peso, mas, no entanto, são também anticoncecionais hormonais.
Outra meta-análise da Cochrane Database of Systematic Reviews efetuada em 2016 englobava 22 estudos com um total de 11.450 mulheres. Esta meta-análise também não conseguiu demonstrar uma associação entre os anticoncecionais hormonais e o ganho de peso. Na mesma meta-análise foram estudadas não só mulheres que usavam pílulas combinadas de estrogénio e progesterona, mas também utilizadoras de implantes hormonais, DIU, anticoncecionais injetáveis e a minipílula.
Como conclusão, a pílula anticoncecional não engorda ou pelo menos até à data não houve um resultado de um estudo com evidências relevante em como a pílula anticoncecional engorda.
Um ganho de peso ligeiro após o início da toma da pílula costuma normalizar após alguns meses. Os ganhos de peso acima dos dois quilogramas não podem ser atribuídos à pílula anticoncecional.