Saber reconhecer os sintomas do período fértil é uma informação útil quer para as mulheres que estão a tentar engravidar quer para aquelas que não querem engravidar.
Contudo, o método do calendário não é uma opção segura enquanto método anticoncecional uma vez que a margem de erro pode ser expressiva, especialmente se a mulher tem ciclos menstruais irregulares.
Sintomas do período fértil
O principal sintoma que está no seu período fértil é o aumento e alteração das características do fluído vaginal. Contudo, existem outros sinais que a podem ajudar a identificar os dias mais férteis do mês e que a podem ajudar a aumentar as hipóteses de engravidar.
1. Secreção vaginal transparente
Com certeza já reparou que, durante alguns dias por mês, a secreção vaginal muda de aspeto e fica mais abundante.
Normalmente escasso, espesso e pegajoso, o corrimento cervical torna-se fino, transparente, fluido e abundante (com uma consistência semelhante à clara de ovo).
Desta forma, o movimento dos espermatozoides é facilitado, ajudando-os a subir até à trompa de Falópio, onde um óvulo maduro os aguarda para ser fertilizado, dando-se a conceção.
2. Maior oleosidade da pele
Um outro sintomas do período fértil é o aumento da oleosidade da pele. A pele do rosto parece mais “suja” e podem mesmo surgir pequenos pontos negros ou espinhas.
3. Ligeiro aumento da temperatura corporal
Com o aumento da produção de progesterona, uma das hormonas envolvidas na gravidez, a temperatura do corpo sobe ligeiramente entre 0,4 a 1,0° C; é a chamada temperatura basal que deve ser medida de manhã, antes de se levantar da cama.
4. Aumento da libido e do desejo sexual
O aumento da produção hormonal também altera a sua predisposição para o sexo. Pode sentir os seios mais cheios e firmes e uma maior vontade de fazer sexo.
5. Dor no baixo ventre e na zona abdominal
Muitas mulheres sentem dor no baixo ventre, um incómodo semelhante às cólicas menstruais. As dores abdominais ocorrem geralmente do lado do ovário que está a ovular mas este sintoma pode não aparecer em todos os ciclos.
6. Irritação e oscilação de humor
Mais uma vez por força das alterações hormonais envolvidas na ovulação, pode sentir-me emocionalmente mais instável, irritada, sem paciência e sensível.
Sintomas do período fértil e fecundação
Todos estes sintomas são um sinal de que o seu corpo está a criar todas as condições necessárias para nutrir e alojar uma nova vida:
1. O muco vaginal torna-se fluido e transparente (com uma consistência semelhante a clara de ovo crua) para ajudar os espermatozoides a subir pelo canal cervical em direção ao óvulo.
2. As alterações hormonais induzem a preparação da parede do útero para a fixação do óvulo fertilizado.
3. O desejo sexual aumenta, incitando ao maior número de encontros amorosos e correspondente aumento das hipóteses de fecundação e gravidez.
Se está a tentar engravidar mas tem dificuldade em calcular o seu período fértil pode começar por fazer um registo mensal com os dias em que lhe vem o período (o que irá facilitar as contas especialmente se tem um ciclo menstrual irregular) ou pode comprar um teste de ovulação na farmácia. Saiba como funciona e como fazer o teste de ovulação.
Saiba como calcular o seu período fértil para engravidar ou evitar uma gravidez indesejada.
O início da gravidez
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.