Como melhorar a qualidade do esperma. Naturalmente, o contributo do homem para a fertilidade do casal é tão importante como o da mulher. Da mesma forma que se aconselha a mulher a preparar corpo e mente para a gravidez, também ao homem se exigem cuidados.
Como melhorar a qualidade do esperma?
A qualidade do esperma é um fator decisivo para a fecundação bem-sucedida e manter um estilo de vida saudável ajuda a produção de espermatozoides saudáveis, abundantes e vigorosos.
O que pode fazer para melhorar a qualidade do esperma?
1. Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas
O álcool baixa a quantidade de espermatozoides e reduz o impulso sexual interferindo negativamente na fertilidade masculina. O produto residual do metabolismo do álcool, o acetaldeído, é tóxico para o esperma.
2. Deixar de fumar
O tabaco reduz a quantidade e a mobilidade dos espermatozoides e aumenta o risco de anormalidades do esperma e defeitos genéticos no embrião.
Tanto a futura mãe como o parceiro devem tentar parar de fumar se pretendem engravidar.
Em comparação com os não fumadores, os homens que fumam podem ter uma contagem de esperma inferior e/ou um número superior de espermatozoides anormais.
3. Evitar drogas (mesmo as chamadas “drogas recreativas“)
A cannabis, por exemplo, diminui a libido, baixa a quantidade de espermatozoides e provoca impotência.
4. Reduzir o consumo de cafeína
A cafeína pode impedir a produção de espermatozoides, provocar anomalias cromossómicas e afetar a mobilidade.
5. Ser cauteloso com o uso de medicamentos
Alguns medicamentos podem ter efeitos negativos na formação e qualidade do esperma. Na consulta pré-conceção deve conversar com o médico sobre a medicação que está a fazer.
6. Alimentação variada e rica em nutrientes da fertilidade
A obesidade tem sido claramente relacionada com a deficiente produção de esperma. Os homens com excesso de peso e que desejem melhorar a sua fertilidade devem tentar perder peso e alcançar o seu peso ideal (índice IMC).
Uma alimentação rica em antioxidantes, zinco, folato (ácido fólico), ómega-3 e vitaminas essenciais à formação de hormonas sexuais masculinas e ao desenvolvimento dos espermatozoides saudáveis como as vitaminas A, B6, B12, C, D e E.
Alimentos ricos em antioxidantes incluem amoras, alho, couve, morangos, ameixas, brócolos, pimento vermelho, entre outros.
7. Hidratação
Beber muita água ao longo do dia, não menos de dois litros, já que o sémen é constituído principalmente por água.