Prepare-se para a gravidez: a consulta pré-conceção
Idealmente, a preparação da gravidez deve começar, pelo menos, 3 meses antes da data em que deseja engravidar. Nessa altura, deve recorrer ao seu médico de família.
Entretanto, existem algumas medidas que não dependem da consulta médica pré-conceção e com as quais você pode contribuir para preparar a sua gravidez:
- Progressivamente, reduza a ingestão de bebidas alcoólicas e deixe de as consumir quando começar a tentar engravidar.
- Se fuma, deixe de fumar mesmo antes de engravidar. Se sentir que necessita de apoio para deixar de fumar, aborde o tema com o seu médico de família, ele poderá ajudá-la.
- Esforce-se por fazer uma alimentação saudável e equilibrada: pelo menos 6 refeições diárias, uma alimentação rica em vegetais, pobre em gorduras e sal. Isto contribuirá para prevenir a diabetes e a hipertensão durante a gravidez.
- Se não está habituada, pratique atividade física moderada como, por exemplo, a marcha. Isto ajudá-la-á a controlar o seu peso e manter o corpo saudável.
- Se está a tomar medicamentos, informe o seu médico de família. Determinados medicamentos têm que ser suspensos ou substituídos antes de se iniciar a tentativa de engravidar.
- Se consome drogas, solicite ajuda ao seu médico pois necessitará de cuidados diferenciados.
Contributos importantes do seu médico de família:
- O seu médico vai recomendar-lhe a toma de ácido fólico.
O ácido fólico contribui para um bom desenvolvimento do sistema nervoso central do seu bebé. A sua toma deve iniciar-se cerca de 3 meses antes de engravidar e deve ser mantida durante os 3 primeiros meses da gravidez.
- O seu médico pedir-lhe-á algumas análises e irá verificar se necessita de alguma vacina.
Antes de engravidar, leve o seu boletim de vacinas à sua Unidade de Saúde, fale com a sua enfermeira ou com o seu médico e eles dir-lhe-ão se necessita de efectuar alguma vacina antes de engravidar.
- Convém que tenha efectuado a última dose da vacina anti-tetânica há menos de 10 anos.
- Convém verificar se está imune à rubéola através de análises ao sangue. Se não estiver, será necessário vacinar-se e só passados 3 meses poderá tentar engravidar.
- Convém verificar o seu estado de imunidade em relação à toxoplasmose. Se não estiver imune, existem alguns cuidados a ter durante a gravidez.
Não se esqueça! Há muito que pode fazer por si e pelo seu futuro bebé. Cerca de 3 meses antes de tentar engravidar recorra ao seu médico de família!