Estudos sugerem que o hábito de guardar o smartphone no bolso das calças pode afetar a saúde dos espermatozoides, afetando a fertilidade masculina. Mas outros hábitos podem prejudicar a qualidade do esperma, como usar o equipamento enquanto está a ser carregado ou dormir com o telemóvel ao lado da cama.
Smartphone no bolso = infertilidade masculina
Calor, radiação e frequência eletromagnética emitidos pelos telemóveis podem causar efeitos negativos na qualidade do esperma, aumentando os riscos de infertilidade masculina, segundo alguns estudos realizados.
Smartphones e infertilidade masculina
Nas últimas décadas, a qualidade do esperma tem vindo a diminuir estimando-se que cerca de 50% dos casos de infertilidade dos casais se deve a causas masculinas.
O uso de equipamentos móveis no colo (computadores, tablets) e o uso de anabolizantes também são responsáveis pelo problema, mas o hábito de guardar o smartphone nos bolsos das calças também parece ter a sua quota-parte de responsabilidade.
Pesquisas
Uma pesquisa realizado por investigadores do Instituto de Tecnologia de Israel, demonstrou que homens que utilizam o telemóvel no bolso podem estar a diminuir consideravelmente a quantidade de espermatozoides que produzem.
O estudo demonstrou que guardar o smartphone perto dos testículos ou a 30 a 60 centímetros do corpo, pode afetar a capacidade masculina de conceber um bebé concluindo que 47% dos homens que deixam o telemóvel no bolso durante o dia produzem menos espermatozoides fortes e saudáveis.
Um estudo publicado no jornal Reproductive BioMedicine Online também relaciona a utilização de smartphones com o aumento dos problemas de fertilidade masculina.
Segundo os investigadores, andar com o telemóvel nos bolsos das calças a meio metro ou menos da zona da virilha prejudica a produção e a qualidade dos espermatozoides. A atividade eletromagnética e o calor emitidos pelos equipamentos prejudica e mata os gametas masculinos.
Esta conclusão baseou-se na observação dos resultados de um estudo levado a cabo durante um tratamento para infertilidade e envolveu 106 homens. Os resultados indicaram que 47% dos homens que têm o hábito de guardar o telemóvel nos bolsos das calças durante o dia têm baixos níveis de concentração de espermatozoides saudáveis, quando comparados com a restante população masculina (na qual apenas 11% dos homens sofrem do mesmo problema).
Os fatores que podem diminuir a fertilidade masculina por causa dos smartphones são o calor e a sua atividade eletromagnética.
Falar ao telemóvel também prejudica a saúde dos espermatozoides
Mas não é apenas o hábito de guardar o telemóvel no bolso das calças que pode causar problemas de fertilidade masculina. Estudos também sugerem que falar mais do que uma hora por dia ao telemóvel duplica as hipóteses de impotência. As causas são idênticas: a radiação e o calor produzido pelos aparelhos afetam a qualidade do esperma.
Além disso, outros comportamentos de riscos apontados são usar o smartphone quando está ser carregado e manter o equipamento na mesa de cabeceira durante a noite.
Quando procurar ajuda?
Após um ano a tentar engravidar, deve ser marcada uma consulta com o médico para tentar identificar possíveis causas de não conseguirem conceber um bebé naturalmente.
Possivelmente ser-lhes-á proposta uma consulta com um médico especialista em reprodução medicamente assistida. Nesta consulta, ambos os membros do casal irão realizar uma bateria de exames para determinar a causa da dificuldade em conceber.