Os problemas mais comuns da placenta incluem o descolamento prematuro da placenta, a placenta prévia e a placenta acreta. Cada uma destas condições pode provocar o sangramento vaginal grave. Após o parto, a retenção da placenta é, por vezes, uma preocupação.
1. Descolamento prematuro da placenta ou placenta abrupta
Condição em que a placenta se descolar da parede interna do útero antes do parto – parcial ou totalmente. O descolamento prematuro da placenta pode causar sangramento vaginal com grau de intensidade variado e privar o bebé de oxigénio e nutrientes, uma vez que a placenta deixa de ter condições para cumprir as suas funções normais. Dependendo do grau do descolamento da placenta, pode ser necessário antecipar o parto.
2. Placenta prévia
Condição que ocorre quando a placenta cobre parcial ou totalmente o cérvix – o ponto de saída do útero. A placenta prévia pode causar sangramento vaginal grave, antes ou durante o parto. O bebé poderá ter que nascer por cesariana para sua segurança e da mãe.
3. Placenta acreta
Condição que ocorre quando os vasos sanguíneos da placenta se enraízam profundamente na parede uterina. A placenta acreta pode causar sangramento vaginal durante o 3º trimestre da gravidez e severa perda de sangue após o parto. O tratamento pode implicar uma cesariana, seguida pela remoção cirúrgica do útero (histerectomia abdominal).
4. Retenção de placenta
Quando a placenta não é expulsa entre 30 a 60 minutos após o parto (3ª fase do trabalho de parto), esta condição é conhecida como placenta retida. A retenção da placenta pode ocorrer porque a placenta fica presa pelo cérvix parcialmente fechado ou porque a placenta ainda está ligada à parede uterina – ligeiramente (placenta aderente) ou profundamente (placenta acreta). A retenção de placenta pode causar um estado de infeção grave ou a perda de sangue com risco de vida para a mãe.
Quais são os sinais e sintomas de problemas da placenta?
Consulte o seu médico se observar:
- Sangramento vaginal.
- Dor abdominal.
- Dores nas costas.
- Contrações uterinas rápidas.