7 Meses são quantas semanas? 7 Meses são 30 semanas de gravidez. Talvez esteja a contar os dias que faltam para o nascimento do seu bebé. É provável que comece a sentir as falsas contrações do trabalho de parto que, apesar de desagradáveis e incomodativas, não provocam dor.
Como ainda tem muito espaço para se mexer, o bebé estica-se e dá pontapés. Deve sentir o bebé a mexer pelo menos 10 vezes durante o período de 12 horas, a contar das 9 da manhã.
7 Meses são quantas semanas de gestação?
O sétimo mês da gravidez incluí, aproximadamente, o período da 27ª à 30ª semana. Está no início do terceiro trimestre da sua gravidez, que decorre até ao parto.
7 Meses são quantas semanas: semana 27
O bebé afina os reflexos de sucção e deglutição indispensáveis para se alimentar depois do parto. O corpo está cada vez mais roliço e redondinho à medida que acumula gordura por baixo da pele.
Entrando na reta final da sua gravidez, pode sentir alguns desconfortos que se devem, ao aumento da barriga, do peso e alterações hormonais.
Para além do grande crescimento do bebé, o seu corpo sente necessidade de se fortalecer para nutrir o bebé em crescimento e para se preparar para as próximas etapas: o parto e a amamentação.
7 Meses são quantas semanas: semana 28
Se o seu bebé ainda não “deu a volta“, posicionando-se com a cabeça na sua pélvis, não se preocupe. Ainda tem tempo para o fazer. Nas próximas consultas, o seu médico irá determinar a posição do bebé e, se necessário, ajudá-lo-á a virar-se.
Seu o seu tipo de sangue é Rh negativo, é recomendado que faça um tratamento com uma substância – a Imunoglobulina Anti-D (Rh) para evitar complicações derivadas da incompatibilidade entre o seu sangue e o do bebé.
A partir desta fase, é importante começar a registar os movimentos do bebé. Se não sentir movimentos durante 12 horas seguidas, pode ser um sinal de que o bebé está em sofrimento e deve procurar ajuda médica.
7 Meses são quantas semanas: semana 29
Os olhos do bebé já consegue focar e piscar. A cabeça é proporcional aos braços e às pernas. Com a acumulação de gordura, a pele fica mais esticada e menos enrugada. A pele está mais grossa e os pequenos vasos sanguíneos deixam de ser visíveis sob a pele.
O seu corpo começa a preparar-se para o parto. A barriga desce e, é provável que sinta contrações ligeiras – as chamadas contrações Braxton-Hicks ou falsas contrações do parto.
Estas contrações são espaçadas e indolores e pode sentir o seu útero mais duro durante uns 30 segundos e depois a descontrair-se.
7 Meses são quantas semanas: semana 30
Se o seu bebé já deu a volta (posição cefálica), está virado de cabeça para baixo, com os joelhos dobrados e encostados ao peito. A placenta tem vindo a transmitir anticorpos ao bebé para o proteger de algumas infeções depois do parto.
A prisão de ventre e a azia podem agravar-se porque a pressão exercida pelo útero sobre o estômago dificulta e atrasa a digestão:
- Coma alimentos ricos em fibras;
- Evite fritos, bebidas alcoólicas ou açucaradas, refrigerantes e alimentos condimentados;
- Faça refeições ligeiras, coma várias vezes ao longo do dia (não deve permanecer mais do que 3 horas sem comer);
- Beba muita água.
Com a prisão de ventre, podem surgir as hemorroidas na gravidez. Fale com o seu médico para tratamento adequado.
Entre esta semana e a 32ª semana+6 dias irá fazer a 3ª ecografia e a 5ª consulta de acompanhamento se ainda não a realizou.
Peso e comprimento do seu bebé ao longo do 7º mês
- 27 semanas (o bebé tem 25 semanas de idade): mede cerca de 36,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 870 g.
- 28 semanas (o bebé tem 26 semanas de idade): mede cerca de 37,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1000 g.
- 29 semanas (o bebé tem 27 semanas de idade): mede cerca de 38,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1150 g.
- 30 semanas (o bebé tem 28 semanas de idade): mede cerca de 39,9 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1320 g.
Competências do recém-nascido
Quando nasce, o bebé vem equipado com uma série de competências que o ajudam a adaptar-se ao mundo extrauterino e a interagir com os seus cuidadores. Ao longo da gestação, os sentidos e os reflexos primitivos desenvolvem-se a diferentes ritmos.
Visão
Ao nascer a visão ainda não está completamente desenvolvida. As pupilas reagem à luz e o bebé pestaneja. Tem preferência pelos rostos humanos e contempla intencionalmente os objetos. Consegue ver a uma distância de 20 a 30 cm, distância que vai do colo ao rosto da mãe quando está a ser amamentado e para quem olha intensamente.
Audição
O bebé reconhece e distingue a voz materna muito cedo, ainda no ventre. Quando nasce, o bebé prefere e acalma-se com as vozes familiares, particularmente da mãe e do pai. Tem preferência pela voz humana face a todos os outros sons e ruídos. Assusta-se facilmente com sons intensos e repentinos e aprecia sons ritmados, que parecem acalmá-lo.
Olfato
O bebé nasce com o sentido de olfato muito apurado e consegue distinguir odores agradáveis de desagradáveis. Não gosta de cheiros fortes e agressivos como o de certos detergentes ou perfumes. Por outro lado, sente-se atraído por odores doces, como o leite materno. Poucas semanas depois do nascimento é capaz de distinguir o cheiro da mãe.
Paladar
O bebé nasce com o sentido do paladar desenvolvido, conseguindo reconhecer três dos quarto sabores básicos: doce, amargo e azedo, embora tenha clara preferência pelo sabor doce.
Tato
O tato é um sentido fundamental para facilitar a integração do bebé no seu novo mundo. Nos primeiros meses de vida, o bebé usa as mãos e a boca para sentir e perceber o que o rodeia. As zonas mais sensíveis do seu corpo são a boca, as palmas das mãos e as plantas dos pés.
O toque suave (como as massagens shantala), acalmam e ajudam o bebé a relaxar. O toque é fundamental na relação que estabelece com a mãe e restantes cuidadores.
Temperamento
O bebé já nasce com o seu temperamento pessoal isso faz com que alguns bebés sejam naturalmente mais tranquilos e outros mais agitados ou insatisfeitos. Alguns adaptam-se rapidamente às rotinas, comem e dormem tranquilamente enquanto outros têm mais dificuldade em adaptar-se e são mais exigentes e sensíveis.
Os bebés também reagem de forma diversa a estímulos sensoriais como os sons, o movimento ou o toque. Bebés hipersensíveis reagem de modo excessivo quando se sentem incomodados e, depois, têm dificuldade em acalmar.
Alguns bebés parecem estar sempre irritados. Choram muito sem motivo aparente, fazem birras, demoram muito tempo a adormecer, acordam muitas vezes de noite, não gostam de mudar as fraldas, choram quando se pega neles ao colo, resistem às rotinas, …
Rapidamente, os pais vão conseguir identificar o temperamento do seu bebé e o tipo de choro. A solução é observar, conhecer e aceitar as especificidades de cada bebé, encontrando uma forma tranquila e harmoniosa de lidar com ele.
avance para o mês seguinte ou consulte o anterior
LEIA TAMBÉM
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.