Contrações frequentes e regulares, com ou sem dor, estão entre os principais sinais de parto prematuro. A perda de líquido amniótico ou de sangue pela vagina são outros sintomas de que o bebé vai nascer antes do tempo. Se algum destes sintomas surgir antes das 37 semanas, precisa de ser observada com urgência pelo obstetra.
Sinais de parto prematuro
Quando é considerado um parto prematuro ou parto pré-termo?
Considera-se parto pré-termo quando o parto ocorre entre a 22ª e a 36ª semana + 6 dias de gravidez. Entre as principais complicações do parto prematuro para o bebé estão o baixo peso à nascença e a imaturidade dos órgãos internos, particularmente dos pulmões.
Causas de parto pré-termo
Entre as principais causas do parto pré-termo estão as doenças maternas, o que aumenta os riscos para a mãe e para o bebé. Outras causas possíveis, também associadas a uma gravidez de risco, são:
- Rutura prematura das membranas;
- Coriamniotite (inflamação das membranas fetais);
- Infeções do trato urogenital (infeção extrauterina);
- Anomalias da placenta;
- Anomalias uterinas;
- Incompetência cervical (incapacidade anatómica ou funcional do colo uterino para manter a gravidez);
- Doença fetal;
- Hiperdistenção uterina (como no caso de gravidez de gémeos ou excesso de líquido amniótico);
- Contrações uterinas regulares, com ou sem dor, que produzem alterações no colo do útero.
Sinais de parto prematuro
O principal sinal de que o trabalho de parto começou são as contrações uterinas. As contrações são uma sensação de aperto / relaxamento dos músculos do útero. O objetivo das contrações é dilatar o colo do útero e “empurrar” o bebé pelo canal de parto em direção ao exterior.
Para além das contrações uterinas pode ter outros sintomas como:
- Dor no fundo da barriga;
- Dor no fundo das costas;
- Pressão pélvica;
- Dores abdominais;
- Alteração de fluxo vaginal (aumento do fluxo ou alteração do seu aspeto).
Sinais de parto prematuro: como agir?
Se a sua gravidez é de risco, converse com o seu obstetra sobre os sinais de parto prematuro. Como as contrações são um dos principais sintomas do início do trabalho de parto, é importante que saiba distinguir entre as contrações verdadeiras e as falsas para evitar que fique alarmada sem necessidade.
Se sentir algum sintoma anormal, contacte o seu médico de imediato e siga as indicações que lhe forem dadas. Numa gravidez de risco, poderá já ter sido anteriormente instruída sobre como agir. Tente manter-se calma e focada no que está a sentir para saber transmitir os sintomas corretos ao médico.
- Como distinguir as contrações do parto das falsas contrações?
- Estágios do parto normal – da dilatação ao nascimento do bebé
A perda de sangue pela vagina, independentemente da idade gestacional, é motivo mais do que suficiente para recorrer a uma urgência hospitalar.
Depois de chegar ao hospital
Quando chegar ao hospital será observada para confirmação do início do trabalho de parto. Se tiver contrações regulares, com ou sem dor, com apagamento do colo do útero e dilatação do colo, está em trabalho de parto.
Poderá ser realizada uma ecografia, um exame pélvico e observação com espéculo para avaliação do tipo de fluxo. Este diagnóstico, em conjunto com a sua história médica e da gravidez, determinará a terapêutica.
O bebé será monitorizado de modo contínuo e prestados os cuidados necessários para garantir o bem-estar fetal. O diagnóstico e a idade gestacional, determinarão as decisões médicas a tomar.
Poderá ser-lhe administrada medicação para induzir a maturação pulmonar do bebé, para tentar inibir a progressão do trabalho de parto ou, se necessário, prepará-la para um parto vaginal ou cesariana.
Quando ter tudo pronto para ir para a maternidade?
A partir do sétimo mês (da 27ª à 30ª semana de gestação) convém ter tudo o que precisa para levar para a maternidade pronto. Se decidiu guardar as células estaminais do seu bebé, deve comprar o kit com a antecedência necessária e avisar o médico da sua intenção.
Documentos a ter à mão:
- Boletim de Saúde da Grávida, plano de parto, Bilhete de Identidade / Cartão de Cidadão, Cartão de Utente da Segurança Social ou de Seguro Particular de Saúde, se aplicável.
Fazer o reconhecimento do percurso:
Alguma semanas antes da data prevista para o parto, faça com alguém o percurso entre a sua casa e a maternidade / hospital para ter uma ideia do tempo que precisa para lá chegar.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a data provável para o parto e o nascimento do seu bebé.