Acompanhe a sua gravidez mês a mês. Conheça os principais marcos do desenvolvimento do seu bebé e as principiais alterações que irão ocorrer no seu corpo para apoiar o crescimento do seu bebé. Boa viagem!
Gravidez mês a mês
9 meses, 40 semanas ou 280 dias de pura emoção
- 1º Mês da gravidez – gerar uma nova vida
- 2º Mês da gravidez – da formação aos primeiros movimentos
- 3º Mês da gravidez – os órgãos funcionam autonomamente
- 4º Mês da gravidez – assemelha-se a um recém-nascido
- 5º Mês da gravidez – os sentidos apuram-se
- 6º Mês da gravidez – pode sobreviver fora do útero
- 7º Mês da gravidez – é um ser emocional
- 8º Mês da gravidez – tem um ritmo biológico próprio
- 9º Mês da gravidez – parto e nascimento
Os 9 meses da gravidez recheados de surpresas, emoções fortes e exploração de um novo mundo que é o mundo dos bebés. A chegada do bebé torna-se cada vez mais real à medida que as últimas semanas passam e, especialmente para a mãe, os pensamentos centram-se no nascimento.
Numa gravidez normal, o último mês da gestação é o mês das grandes expectativas. Os pais estão preparados para acolher o bebé mas, ao mesmo tempo, ansiosos com o parto e cheios de dúvidas sobre os cuidados ao bebé (especialmente os pais de primeira viagem) ou como será acolhido pelo(s) irmão(s).
É muito importante que deixe tudo pronto e que se prepare para este momento gradualmente. Deixar tudo para o fim pode ser ainda mais cansativo. Apesar da grande evolução dos cuidados clínicos, o parto é sempre uma surpresa. Não tenha pressa.
O que não pode esquecer?
- Das suas consultas pré-natais e de realizar os exames e análises em tempo útil das consultas.
- De descansar e aproveitar ao máximo a sua gravidez em família.
- De regrar a sua alimentação, de cuidar do seu corpo e abandonar hábitos menos saudáveis.
- De manter um espírito optimista, de se manter ativa, de prosseguir com as suas atividades dentro das suas novas “limitações“, de cuidar com muito carinho das suas emoções, de dormir bem.
- De se preparar para as novas etapas da sua vida, informando-se e envolvendo o seu companheiro e a sua rede de apoio para lhe prestar auxílio nos dias em que se sentir mais cansada e a precisar de “folga“.
- De acreditar em si, no seu companheiro, nos seus filhos e na sua família. A parentalidade é um processo de aprendizagem que dura toda a vida. Ouça os seus sentimentos e respeite o seu instinto a cada nova fase e não desista nunca, mesmo quando pensa que já tentou de tudo.
As etapas descritas correspondem ao desenvolvimento aproximado de cada bebé sendo que cada um tem o seu próprio ritmo de crescimento. Em caso de dúvida, consulte o seu médico. Só ele conhece as suas circunstâncias particulares e a pode esclarecer de modo informado e seguro.