O útero é um órgão complexo, desenhado especialmente para acomodar um ou mais bebés durante as 40 semanas da gravidez. Ao longo da gestação, o útero cresce acompanhando o desenvolvimento do bebé.
O tamanho da barriga mês a mês na gravidez
O útero é um órgão em forma de pêra achatada e invertida, cujos vértices superiores estão unidos às duas trompas de Falópio, uma de cada lado. A função das trompas é captar o óvulo, quando este é expulso pelo ovário e conduzi-lo até ao útero, onde se fixará.
O útero está preparado para alojar um bebé desde a cada ciclo menstrual e durante a idade fértil da mulher, até à menopausa. Situado no centro da pequena bacia, é constituído por fibras musculares que possibilitam o aumento do espaço interior para acomodar o bebé e pelo colo uterino, que se estende até ao interior da vagina.
1.º Mês – da 1.ª à 4.ª semana
Em mais uma ovulação, o útero torna-se mole e preenche-se de sangue para criar as condições necessárias para acolher um eventual óvulo fecundado que se venha a implantar (nidação) na mucosa uterina (endométrio).
Apesar de ser possível sentir alguns sintomas iniciais da gravidez, o tamanho do útero não revela nada e a cintura continua com a mesma forma. No final deste 1.º mês, o bebé tem a forma de um disco achatado com 0,36 a 1 mm de comprimento (tamanho aproximado de uma semente de chia) e as células cardíacas começam a bater.
2.º Mês – da 5.ª à 8.ª semana
Embora ainda não se note que está grávida, poderá notar que a roupa começa a ficar mais apertada à volta da cintura e pode notar que o peito está maior.
Até ao final do 2.º mês, o útero vai crescer e ficará com o tamanho de uma toranja. No final deste mês, o bebé mede cerca de 16 mm (da cabeça ao rabo) e pesa cerca de 1g (tamanho de um feijão vermelho). De embrião passa a chamar-se feto.
3.º Mês – da 9.ª à 12.ª semana
À medida que o útero cresce, a cintura desaparece gradualmente. No fim deste mês, será possível sentir o seu útero mesmo por cima do osso pélvico, no fundo da barriga e o bebé medirá cerca de 54 mm (da cabeça ao rabo) e pesará cerca de 14g (tamanho de uma lima).
4.º Mês – da 13.ª à 16.ª semana
O seu útero cresceu o suficiente para se erguer acima da cavidade pélvica e conseguirá sentir o seu topo cerca de cinco centímetros abaixo do umbigo. O tamanho da barriga aproxima-se ao de um melão pequeno e é muito provável que esteja na altura de procurar roupa mais larga e confortável.
No final deste 4.º mês, o seu bebé medirá cerca de 11,6 cm (da cabeça ao rabo) e pesará à volta de 100g (tamanho de uma maça).
5.º Mês – da 17.ª à 21.ª semana
Está a meio da sua gravidez e a barriga continua a crescer! O topo do útero atingirá o seu umbigo por volta da 20.ª semana e, no final do mês, estará cerca de 2,5cm acima do umbigo.
Neste 5.º mês, poderá ser difícil esconder que está grávida. O seu bebé mede cerca de 26,7cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesa aproximadamente de 360g (tamanho de uma pera abacate).
6.º Mês – da 22.ª à 26.ª semana
A forma da barriga muda muito de mulher para mulher. Dependendo da sua altura, da forma do seu corpo, do peso que ganhou e da posição do útero, a sua barriga pode estar mais subida, mais descida, maior, mais pequena, mais larga ou mais compacta.
O tamanho da barriga é semelhante ao de uma bola de basquetebol e pode encontrar o bebé cerca de 4 centímetros acima do umbigo. Até ao final do mês, continuará a crescer para cima, atingindo os 6,5 centímetros acima do umbigo.
No final do 6.º mês, o bebé medirá cerca de 35,6cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesará, sensivelmente, 760g (tamanho de um cebolinho).
7.º Mês – da 27.ª à 30.ª semana
O tamanho da barriga continua a crescer acompanhando o desenvolvimento do seu bebé. Até ao final do mês, crescerá mais 2,5 centímetros para cima e poderá senti-lo cerca de 11,5 centímetros acima do seu umbigo.
No final deste mês, o seu bebé medirá cerca de 39,9cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesará cerca de 1320g (tamanho de uma couve Portuguesa).
8.º Mês – da 31.ª à 35.ª semana
O tamanho da barriga expande-se e poderá parecer-lhe que não há muito mais para onde possa crescer… Contudo, ainda lhe faltam algumas semanas! Durante esta fase, o seu bebé está a acumular gordura e a engordar, ocupando cada vez mais espaço no seu útero.
O seu útero mede agora cerca de 34 centímetros e a sua barriga pode ter várias formas. Se está mais subida ou descida, maior, mais pequena, larga ou compacta dependerá de fatores como o tamanho e posição do seu bebé, da sua altura e do aumento do peso.
No final do 8.º mês, o seu bebé medirá cerca de 46cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesará à volta de 2350g (tamanho de um melão médio).
9.º Mês – da 36.ª semana ao parto
O tamanho da barriga não mudará muito até ao final da sua gravidez. O topo do útero encontra-se entre 38 a 40 centímetros do topo do osso púbico. O aumento de peso também abranda à medida que a data do parto se aproxima.
No final deste 9.º mês, o bebé medirá cerca de 50-54cm (comprimento da cabeça aos pés) e pesará cerca de 3400g (tamanho de uma abóbora menina).
Uma gravidez normal dura entre 38 a 42 semanas o que quer dizer que o seu bebé está pronto para nascer a qualquer momento.
O papel do útero no trabalho de parto
O útero tem um papel crucial, não só na formação, mas também no nascimento do bebé. As contrações uterinas ajudam o bebé a descer em direção ao canal de parto e na sua expulsão, correspondente à 2ª fase do trabalho de parto.
Acompanhe o desenvolvimento do seu bebé semana a semana e utilize a nossa calculadora da gravidez para descobrir a data provável para o parto.