Gravidez trimestre a trimestre
As 40 semanas e os 3 trimestres da gravidez:
- Primeiro trimestre da gravidez (1ª à 13ª semana)
De célula única a embrião com 7 cm e 23 g.
- Segundo trimestre da gravidez (14ª à 26ª semana)
De 8,7 cm e 43 g. a 35,6 cm e 760 g.
- Terceiro trimestre da gravidez (27ª à 40ª+ semana)
De 36,7 cm e 870 g. de peso a 50-54 cm e 3400 g.
A gravidez é composta por três grandes períodos de desenvolvimento
- O 1º trimestre (da semana 0 à 13ª) caracteriza-se pelo desenvolvimento de todos os sistemas e órgãos do bebé e pela presença dos sintomas mais incómodos da gravidez.
- O 2º trimestre (da 14ª à 26ª semana), é marcado por uma série de exames de avaliação e por ser o mais tranquilo para a mãe.
- O 3º trimestre (da 27ª semana até ao término da gestação) é o período em que se realizam os exames pré-parto e todos se preparam para o nascimento. Este trimestre parece o mais longo devido ao cansaço acumulado e ao aumento do volume abdominal que implica grandes modificações não só na aparência mais em toda a fisiologia da mulher.
Dos três trimestres, o primeiro é o mais crítico para o desenvolvimento do bebé. O risco de aborto espontâneo e de mal formações fetais são acrescidos uma vez que é na fase inicial da gravidez que se formam os sistemas e os órgãos.
Após este período, o bebé dedica-se a crescer e a amadurecer os órgãos. Depois do terceiro mês o aborto espontâneo é muito raro. Dai a importância do acompanhamento médico desde que suspeita que está grávida.
Apesar da data estimada para o parto, muitos bebés não chegam exatamente às 40 semanas. Muitos bebés nascem entre a 37 e a 42ª semana.
Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero, as fases de desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos indicados.