Gravidez trimestre a trimestre: 2º trimestre
-
Segundo trimestre da gravidez (14ª à 26ª semana)
- Terceiro trimestre da gravidez (27ª à 40ª+ semana)
Segundo trimestre da gravidez (14ª à 26ª semana)
Este é o período mais tranquilo da gestação. A intensidade dos incómodos diminui ou podem mesmo desaparecer.
Ainda assim, a compreensão da bexiga faz com tenha necessidade de se levantar à noite para ir à casa de banho. Podem ocorrer também distúrbios do aparelho digestivo como azia ou prisão de ventre.
Semana 14
Mede cerca de 8,7 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas) e pesa aproximadamente 43 g
O tamanho do útero aumenta proporcionalmente ao tamanho do bebé (aproxima-se do tamanho de um abacate). O corpo reveste-se com uma fina camada de pelos (lanugo) que protege a pele do bebé e os órgãos continuam a aperfeiçoar-se. As mãos tornam-se funcionais e o bebe passa a mexe-las (por reflexo, não por vontade).
O grande desenvolvimento do bebé obrigada ao aumento da produção de sangue materno, para fornecer mais nutrientes e oxigénio, e os batimentos cardíacos da mãe aumentam para bombear mais sangue.
Semana 15
Mede cerca de 10 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas) e pesa aproximadamente 70 g
Os ossos endurecem à medida que retêm mais cálcio e as articulações estão a funcionar o que permite uma nova liberdade de movimentos.
A sua barriguinha está cada vez mais maior e é natural que já se note que está grávida. O aumento do volume do útero, da pressão exercida sobre a bexiga e o relaxamento muscular podem provocar pequenas perdas de urina, especialmente quando tosse, espirra ou ri.
Para evitar o agravamento desta condição, deve exercitar o períneo através de uns exercícios simples mas muito eficazes (exercícios de Kegel).
Semana 16
Mede cerca de 11,6 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas) e pesa aproximadamente 100 g
Com o desenvolvimento do cérebro, o feto afina a coordenação de movimentos: abre e fecha as mãos, estica braços e pernas e faz caretas. O bebé já consegue sentir as carícias feitas no abdómen da mãe, que acha bastante reconfortantes e agradáveis.
As pernas alongam-se e os vasos sanguíneos estão totalmente constituídos. Desenvolve-se o couro cabeludo. O bebé é um verdadeiro atleta e como ainda tem muito espaço no útero movimenta-se livremente. Deitada, é possível que o sinta mexer-se (mas não é preocupante se o sentir mais tarde).
Semana 17
Mede cerca de 13 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas) e pesa aproximadamente 140 g
Nesta semana, entra no 5º mês da sua gravidez (que vai até à 22ª semana).
Começa a depositar-se gordura sob a pele e o crescimento acelera. Os reflexos estão operacionais. O bebé é capaz de deglutir, volta-se, leva as mãos aos pés, chucha no dedo, cobre o rosto com as mãos que abre e fecha. À medida que cresce e ocupa mais espaço no útero, os movimentos perdem amplitude mas permanece sempre ativo.
Para se manter saudável e com energia siga uma dieta saudável, exercício físico adequado e descanse sempre que tiver oportunidade. Opte por uma dieta simples e nutricionalmente rica. O aumento da pressão sanguínea pode provocar o sangramento das gengivas e do nariz.
Semana 18
Mede cerca de 14,2 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas) e pesa aproximadamente 190 g
Esta semana entra no 5º mês da sua gravidez (que vai até à 22ª semana).
As feições do rosto do bebé estão completamente definidas. Os olhos deslocaram-se para a sua localização final e estão voltados para a frente. Ganha destreza manual e começa a testar os seus reflexos dando pontapés e chuchando nos dedos. Soluça para desenvolver o diafragma.
Os sentidos desenvolvem-se e o bebé está cada vez mais atento ao que se passa no mundo exterior: assusta-se, movimenta-se, volta-se ou tapa o rosto como reação a estímulos ou eventos externos que o afetam ou incomodam (como uma luz forte apontada para o ventre).
Semana 19
Mede cerca de 15,3 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas) e pesa aproximadamente 240 g
Juntamente com o lanugo (fina camada de pelos) forma-se o vérnix caseoso, substância gordurosa e esbranquiçada que protege a delicada pele do bebé. Tem períodos de sono e alerta intermitentes; dorme cerca de 1 hora e fica acordado pelo mesmo período de tempo.
Se estiver grávida de uma menina, o útero começa a formar-se. No interior dos seus ovários estão guardados cerca de 6 milhões de ovos dos quais, 1 milhão ai permanecerá após o nascimento.
Pode notar alterações da sua pele como a pigmentação de algumas zonas (mamilos, rosto, axilas, coxas, abaixo do umbigo) que adquirem um tom acastanhado mas que desaparece depois do parto.
Entre as semanas 19-22 irá realizar a 2ª ecografia da gravidez para estudo detalhado da morfologia do feto, identificação de anomalias major como a espinha bífida e defeitos cardíacos.
Semana 20
Mede cerca de 16,4 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas) e pesa aproximadamente 300 g
Parabéns! Chegou ao meio da sua gravidez.
Esta semana poderá realizar a 2ª ecografia da gravidez ou ecografia morfológica. Poderá ver distintamente o perfil, as mãos e pés, os dedos pequeninos e descobrir se está grávida de um menino ou de uma menina. Como o seu bebé já chucha no dedo e se movimenta, poderá vê-lo a levar a mão à boca ou a tapar a face. O cabelo e as sobrancelhas começam a formar-se.
Entre as 20 e as 22 semanas deverá realizar a 3ª consulta de rotina da gravidez. O útero posiciona-se à altura do umbigo e a sua barriga está bem redondinha.
Semana 21
Mede cerca de 26,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 360 g
O ritmo de crescimento desacelera. O feto começa a produzir e a liminar mecónio (primeira matéria fecal produzida pelo bebé). Os cinco sentidos estão desenvolvidos: as células nervosas para o paladar, olfato, visão e audição desenvolvem-se em áreas específicas do cérebro.
O bebé dorme e acorda a intervalos regulares e cria o seu próprio ritmo biológico, soluça, engole o líquido amniótico. Os músculos e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes.
O aumento do peso do bebé e da pressão exercida sobre a sua pélvis aumenta a sensação de cansaço, especialmente ao fim do dia ou se tem uma profissão fisicamente exigente. Procure melhorar a circulação bebendo muita água e elevando as pernas sempre que possível.
Semana 22
Mede cerca de 27,8 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 430 g
O cérebro continua a desenvolver-se rapidamente. É tempo de se dedicar aos detalhes; as sobrancelhas, os cílios e as unhas estão formados.
Se está grávida de uma menina a estrutura vaginal e os ovários estão completamente desenvolvidos. Nos seus minúsculos ovários, já está presente a reserva de óvulos que a sua filha terá à disposição durante a vida.
Se está grávida de um menino, o escroto está completamente desenvolvido e os testículos já contêm milhares de espermatozóides imaturos. Uma vez que os testículos se desenvolvem na zona abdominal, começam a descer até ao escroto, onde se posicionam no final da gravidez ou, em alguns casos, após o nascimento.
O seu útero posiciona-se agora cerca de 2 cm acima do umbigo. Esta é uma fase tranquila da gravidez. Os enjoos passaram, a barriga ainda não está demasiado grande e os preparativos para a chegada do bebé ocupam muito tempo e energia dos pais.
Se ainda não tomou algumas decisões como a decoração do quarto ou onde quer que o seu bebé nasça, talvez esteja na altura de preparar uma agenda para os próximos meses.
Semana 23
Mede cerca de 28,9 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 500 g
Esta semana entra no 6º mês da sua gravidez (que vai até à 26ª semana).
O corpo do bebé torna-se mais proporcional e já se parece com um recém-nascido apesar de ainda estar muito magro e com a fina membrana de pele translucida e enrugada através da qual se veem as veias, ossos e órgãos. Reconhece os ruídos produzidos pelo corpo materno (respiração, batimentos cardíacos, voz e digestão).
Caso o seu bebé nasça prematuramente (com 23 semanas é considerado um muito grande prematuro), já tem hipóteses de sobreviver com assistência médica e instrumental apropriada.
O tamanho do seu útero chega quase a 4 cm acima do seu umbigo.
Semana 24
Mede cerca de 30 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 600 g
Todos os órgãos do bebé estão a funcionar à exceção dos pulmões que continuam a amadurecer até ao parto.
O bebé distingue claramente a sua voz de todos os outros ruídos e sons. Se já escolheram o nome, converse com ele chamando-o pelo seu nome.
Com o crescimento do bebé, o útero continua a subir e deve estar cerca de 5 cm acima do umbigo. Esta semana deverá realizar a 4ª consulta de vigilância da gravidez.
Semana 25
Mede cerca de 34,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 660 g
Os olhos estão completamente formados e são sensíveis à luz. A boca e os lábios ficam mais sensíveis. No interior das gengivas forma-se a génese da dentição.
Por volta da 31ª semana, a íris torna-se colorida (a cor definitiva só aparece entre os 6 a 9 meses de idade, após a exposição dos olhos à luz natural) e o bebé já distingue a luz natural da artificial através da parede uterina. O bebé não gosta de luzes muito fortes, especialmente de clarões. Evita-as tapando o rosto ou virando-se de costas. Pode fazer jogos de luz com o bebé afastando e aproximando uma lanterna da barriga.
Vigie o seu peso e tenha cuidados redobrados com a sua alimentação. Tudo o que bebe e come passa para o bebé através da placenta. Como o bebé já tem pupilas gustativas evite comidas muito condimentadas ou com sabores intensos.
Semana 26
Mede cerca de 35,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 760 g
O bebé já consegue ficar com os olhos abertos e iniciam-se os movimentos respiratórios primitivos (os pulmões só funcionam em pleno após o nascimento, quando o ar entra nos pulmões e respira pela primeira vez). O cérebro continua a aperfeiçoar a desenvolver-se.
O seu útero está quase 7 cm acima do umbigo. O crescimento da barriga e o esforço cardíaco aumentam o cansaço. Tente relaxar o mais possível e evite esforços físicos. Se ainda não tomou algumas decisões como o Pediatra para o seu filho, talvez esteja na altura de preparar uma agenda para os próximos meses.
Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero, as fases de desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos indicados.