Gravidez trimestre a trimestre: 3º trimestre
- Primeiro trimestre da gravidez (1ª à 13ª semana)
- Segundo trimestre da gravidez (14ª à 26ª semana)
- Terceiro trimestre da gravidez (27ª à 40ª+ semana)
Terceiro trimestre da gravidez (27ª à 40ª+ semana)
Na fase final, a gravidez é facilmente reconhecida pelo tamanho da barriga. Entre os principais sintomas deste trimestre, encontram-se as dificuldades respiratórias, devido ao peso e aos movimentos do bebé que empurram e comprimem o diafragma da mãe.
À medida que o bebé cresce e ganha peso, o cansaço, as dores nas pernas e nas costas aumentam. Por outro lado, a aproximação da data do parto e os preparativos finais tornam os últimos meses numa roda viva de emoções.
Semana 27
Mede cerca de 36,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 870 g
Esta semana entra no 7º mês da sua gravidez (que vai até à 31ª semana) e no 3º trimestre da gravidez.
A cada dia que passa, as funções do cérebro ficam mais desenvolvidas. A sução e a deglutição melhoram consideravelmente. Se o bebé nascer antes das 27 semanas, é considerado um muito grande prematuro e só conseguirá sobreviver com apoio instrumental.
A posição do seu útero está agora cerca de 7 cm acima do umbigo.
Semana 28
Mede cerca de 37,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1000 g
Entre as 28 e as 32 semanas deverá realizar a 5ª consulta de vigilância da gravidez e a 3ª ecografia da gravidez. Com a aproximação da data do parto, também será avaliado o risco de o bebé nascer antes do tempo previsto.
Com o desenvolvimento das retinas, a visão está bastante desenvolvida, as pálpebras abrem-se e olhos estão formados, os pulmões já são capazes de praticar a respiração. Reconhece a voz materna.
Se o seu bebé ainda não deu a volta, posicionando-se com a cabeça na sua pélvis, não se preocupe. Ainda tem tempo para o fazer. Nas próximas consultas, o seu médico irá determinar a posição do bebé e, se necessário, ajudá-lo-á a virar-se.
A sua barriga continua a crescer e posiciona-se a cerca de 8 cm do umbigo.
Semana 29
Mede cerca de 38,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1150 g
A pele do bebé está menos enrugada e o cérebro continua a desenvolver-se à medida que as ligações neuronais se complexificam. A cabeça começa a ficar proporcional ao corpo. Os sentidos apuram-se e o bebé é sensível à luz, sons, aromas e cheiros.
Entre as 28 e as 32 semanas realiza-se a 3ª ecografia da gravidez. Nesta ecografia será avaliado o crescimento do bebé, a quantidade de líquido amniótico e o estado da placenta.
Poderá sentir algumas alterações como a saída do colostro (primeiro leite materno) e o aumento da secreção vaginal.
Semana 30
Mede cerca de 39,9 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1320 g
O ritmo cardíaco e a temperatura do corpo são controlados pelo cérebro. Parte do lanugo (fina camada de pelos) que cobria o corpo do bebé desaparece à exceção das costas e ombros. A medula óssea passa a ser responsável pela produção de sangue, tarefa até então realizada pelo fígado e baço. A pele fica mais lisa. O bebé pode dar a volta e posicionar-se de cabeça para baixo.
Poderá inscrever-se num curso de preparação para o parto no hospital/maternidade ou planeou ter o bebé ou noutra instituição onde se sinta mais confiante. Se conseguir levar o seu companheiro consigo, melhor. É um apoio extra com que pode contar quando chegar o grande dia.
A partir deste mês poderá começar a sentir umas contrações ligeiras, denominadas contrações de Braxton-Hicks ou falsas contrações.
Semana 31
Mede cerca de 41 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1500 g
Apesar de o ritmo de crescimento começar a abrandar, o peso continua a aumentar e o bebé começa a acumular reservas de gordura que lhe dão formas redondinhas. O bebé passa a maior parte do tempo a dormir mas quando acorda mostra-se ativo.
O cérebro passa por mais um período de rápida expansão. O único órgão importante que ainda não está completamente pronto são os pulmões. Devido à falta de espaço no útero, as pernas ficam dobradas e encolhidas, em posição fetal.
O peso do útero continua a aumentar: durante a gravidez, o seu peso cresce cerca de 20 vezes em relação ao seu peso normal (de 70 g passa para cerca de 1 kg no termo da gestação).
Semana 32
Mede cerca de 42 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1700 g
Esta semana entra no 8º mês da sua gravidez (que se prolonga até à 36ª semana).
O corpo do bebé está proporcional. As conexões do cérebro complexificam-se e continuam a desenvolver-se. Os movimentos ficam mais restritos a cada dia já que o espaço no útero vai diminuído. O bebé deixa de flutuar no útero e pousa. A cor dos olhos é azulada. Como a pigmentação permanente exige exposição solar, só será definida algumas semanas após o parto. As unhas ultrapassam as pontas dos dedos e o feto pode arranhar-se. Os cinco sentidos estão a funcionar.
A posição do útero está agora nos 12 cm acima do umbigo refletindo o grande crescimento do bebé que continua a engordar até ao parto. Entre as 28 e as 32 semanas irá realizar a 5ª consulta de vigilância da gravidez e a 3ª ecografia.
Semana 33
Mede cerca de 43,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1900 g
O bebé continua a ganhar peso e a acumular gordura e o seu desenvolvimento centra-se nas capacidades de sobrevivência fora do útero. A pele clareia consideravelmente, ficando menos avermelhada e mais rosada.
O aumento do peso e a pressão exercida pelo gradual crescimento do útero podem agravar os sintomas da presença de varizes, dificultar a circulação sanguínea nas pernas (o que faz com que se sinta mais cansada ao fim do dia e quando passa muito tempo de pé, inativa) e provocar o inchaço à volta dos tornozelos.
Confira a sua agenda e confirme se está tudo pronto para receber o seu bebé.
Semana 34
Mede cerca de 43,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 1900 g
Como um recém-nascido, os seus olhos abrem e fecham quando está acordado ou a dormir. O sistema imunitário desenvolve-se.
O crescimento da barriga altera o centro de gravidade do corpo e, por consequência, a sua postura. A diminuição da rigidez das articulações da bacia e a curvatura para a frente, pode provocar dores lombares. Vigie o peso, hidrate muito bem a pele da zona abdominal, corrija a postura (para contrariar a tendência de “cair” para a frente) e mantenha-se ativa.
O volume de sangue em circulação no seu organismo aumentou cerca de 50% desde o início da gravidez. Poderá sentir umas contrações ligeiras, denominadas contrações de Braxton-Hicks ou falsas contrações.
Semana 35
Mede cerca de 46 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2350 g
Nas últimas semana da gestação, o bebé comporta-se como um recém-nascido, com mais de 70 reflexos diferente e continua a preparar-se para a vida extra uterina: já consegue controlar e manter a temperatura do corpo e recebe anticorpos da mãe que o protegem de infeções. Posiciona-se de cabeça para baixo sobre a pelve. O sistema gastrointestinal ainda é imaturo e continuará assim até quatro meses após o nascimento.
O bebé pode “descer” tornando a sua barriga mais baixa e aliviando a pressão nos seus órgãos. Com esta descida, o peso do bebé concentra-se mais abaixo o que pode dar origem a dores na parte inferior da coluna.
Esta semana, aposição do útero está cerca de 15 cm acima do umbigo.
Semana 36
Mede cerca de 47,7 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2600 g
A cerca de um mês para o parto, a gordura preenche os ombros e joelhos e forma dobras no pescoço e cintura. Se observar a sua barriga poderá identificar um braço ou uma perna à medida que o espaço no útero se torna mais reduzido. A posição do útero altera-se situando-se agora bem abaixo das costelas.
A aproximação da data do parto e a expectativa de conhecer o bebé tornam estas últimas semanas mais stressantes. Ouça o seu corpo e preste atenção aos sinais do parto. Poderá sentir umas contrações ligeiras, denominadas contrações de Braxton-Hicks ou “falsas contrações”. A partir desta semana, passará a ter consultas semanais para avaliação do seu estado e do bem-estar do bebé.
Semana 37
Mede cerca de 48,6 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 2850 g
Esta semana entra no 9º mês da sua gravidez (que vai até à 40ª+ semana).
Nesta fase já não há grandes mudanças. O bebé está pronto para nascer. Continua a crescer e a ganhar peso. Pratica os movimentos respiratórios. É capaz de agarrar com força e de se virar em direção à luz.
Na consulta desta semana será realizada uma avaliação ginecológica para verificar a dilatação do útero, a integridade da bolsa amniótica e a posição do feto. Como o bebé já está na posição de nascimento, o médico poderá decidir o tipo de parto: normal ou cesariana.
Semana 38
Mede cerca de 49,8 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 3050 g
O bebé continua a ganhar peso e pode nascer a qualquer momento. O cérebro está completamente preparado para se adaptar ao mundo exterior. No crânio, as fontanelas permanecem abertas para facilitar a passagem da cabeça pelo canal de parto.
Nos intestinos acumula-se mecónio (a primeira matéria fecal do bebé). As circunferências da cabeça e do abdómen têm o mesmo tamanho.
Prepare-se para o parto relendo o essencial sobre as fases do trabalho de parto. Poderá sentir umas contrações ligeiras, denominadas contrações de Braxton-Hicks ou “falsas contrações”. Se as contrações se tornarem dolorosas e regulares, dirija-se ao hospital/maternidade para ser observada e fazer uma cardiotocografia ou CTG.
Semana 39
Mede cerca de 50-52 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 3250 g
No crânio, as fontanelas permanecem abertas para facilitar a passagem da cabeça pelo canal de parto. A pele torna-se pálida (branca ou ligeiramente azulada). A cada dia ganha cerca de 15 g de gordura. No nascimento, o cordão umbilical pode medir 50 a 70 cm.
Como o bebé continua a crescer e a ganhar peso o seu útero pode estar posicionado até cerca de 20 cm acima do umbigo.
Na consulta desta semana será realizada uma avaliação ginecológica para verificar a dilatação do útero, a integridade da bolsa amniótica e a posição do feto. Converse com o seu médico sobre o que vai acontecer ao seu corpo após o nascimento (puerpério) e sobre a amamentação.
Semana 40+
Mede cerca de 50-54 cm (comprimento da coroa aos pés) e pesa aproximadamente 3400 g
Com mais de 70 reflexos diferentes, o bebé continua a desenvolver as competências necessárias à sua sobrevivência no meio extrauterino. No momento do nascimento, o bebé tem cerca de e 300 ossos. Alguns deles fundem-se ao longo da vida chegando a adulto apenas com 206.
No final da gravidez, o útero pesa 20 vezes mais do que o normal (pode atingir cerca de 1100 g. no fim da gestação) e o útero tem um tamanho 500 a 1000 vezes superior ao habitual.
Esta semana fará a 6ª consulta de vigilância da gravidez. A partir desta data será vista 2 vezes por semana ou com um intervalo de tempo menor se o seu médico assim o entender. Alguns procedimentos ajudam a perceber como o seu bebé se sente e como o seu corpo se está a comportar: avaliação cardíaca fetal (cardiotocografia ou CTG), vigilância do líquido amniótico e funcionamento da placenta.
Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero, as fases de desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos indicados.