Com 2 semanas de gestação, o seu corpo desencadeia uma série de ações hormonais e físicas que permitem a ovulação e a criação das condições necessárias para gerar um novo bebé. Eis o essencial sobre a segunda semana de gestação.
2 Semanas de gestação
- Idade de gestação: 2 semanas (1º mês, 1º trimestre)
- 2 Semanas de gestação são 14 dias de gravidez. Ainda não está grávida mas o seu corpo está a preparar-se para a conceção e para acomodar o óvulo fertilizado.
2 Semanas de gestação: ovulação
Ainda não concebeu mas o seu corpo prepara-se para essa possibilidade.
A ovulação consiste numa série de transformações hormonais e físicas que criam as condições necessárias para gerar uma nova vida:
- O revestimento uterino fica mais espesso para acomodar o óvulo fertilizado;
- Os folículos ováricos amadurecem – alguns mais rapidamente do que outros – até um deles se tornar dominante;
- São segregadas hormonas que estimulam o folículo dominante a libertar o óvulo maduro que se desenvolveu no seu interior;
- O corpo lúteo, que irá produzir progesterona e estrogénio, está em formação;
- O muco cervical torna-se mais macio, fluido e aquoso (semelhante a clara de ovo), para facilitar a vida aos espermatozoides.
Por volta do 12º dia do seu ciclo, os folículos ováricos segregam e libertam uma grande quantidade de estrogénio para a sua corrente sanguínea. Esta hormona tem duas funções vitais para a fertilidade:
- Estimular a reconstituição do revestimento do útero (endométrio) que se torna mais espesso para alojar o óvulo fertilizado;
- Estimular a produção da hormona luteinizante pela glândula pituitária (localizada no interior do crânio).
A presença da hormona luteinizante incentiva o rápido crescimento dos folículos que aumentam de tamanho até que param de crescer e começam a degenerar, à exceção de um, que continua a desenvolver-se e a nutrir o ovo no seu interior.
Quando o folículo se rompe, liberta o ovo amadurecido e o líquido que o envolve para as trompas de Falópio. Estas, contraem-se delicadamente ajudando o ovo a descer em direção ao útero e ao encontro dos espermatozoides.
Gémeos fraternos ou gémeos idênticos?
Gémeos fraternos ou gémeos dizigóticos: dois óvulos diferentes são fertilizados por dois espermatozoides distintos
No caso de gémeos gémeos fraternos, são libertados dois ovos distintos que são posteriormente fecundados por dois espermatozoides diferentes. Assim, os dois bebés são dois indivíduos completamente distintos, geneticamente similares, à semelhança de outros filhos que os mesmos pais tenham ou venham a gerar.
Podem partilhar a mesma placenta ou cada um ter a sua própria placenta. Os gémeos fraternos são os mais comuns.
Gémeos idênticos ou gémeos monozigóticos: um óvulo é fertilizado por um espermatozoide
Os gémeos idênticos resultam de um óvulo que foi fertilizado por um espermatozoide. Em algum momento do processo inicial de divisão celular, estas dividem-se em dois dando origem a dois embriões. Por isso, os gémeos idênticos partilham a mesma informação genética.
2 Semana de gestação: fertilização do ovo
Em cada ejaculação, o homem liberta entre 300 a 400 milhões de espermatozoides (célula reprodutiva masculina) para a sua vagina. Cada espermatozoide está programado para uma única missão: alcançar e fertilizar o ovo maduro.
O meio ácido da vagina cria um ambiente hostil para os espermatozoides e só algumas centenas de resistentes conseguem subir pelas trompas de Falópio, que se contraem delicadamente e os “empurram”, impulsionando-os na direção do ovo.
Na esmagadora maioria dos casos, apenas um espermatozoide, o mais forte e apto, consegue perfurar e fertilizar o ovo. Quando um espermatozoide penetra a membrana que protege o óvulo (zona pelúcida) esta fecha-se, impedindo a entrada de outros espermatozoides.
Inicia-se agora uma nova viagem. O ovo agora fertilizado (zigoto) continua a descer a caminho do seu novo lar, o útero. No final desta semana, com a conceção, está oficialmente grávida, apesar de ainda não o saber!
Como prevenir a infertilidade?
Atualmente, acredita-se que, para além das anomalias relacionadas com o aparelho reprodutor e de algumas doenças (cardiovasculares, oncológicas, autoimunes e infeções sexualmente transmissíveis, entre outras), existem fatores associados ao estilo de vida que podem interferir na conceção, como:
- Adiamento da idade de conceção;
- Hábitos sedentários;
- Consumo excessivo de gorduras, tabaco, álcool e drogas, incluindo esteróides e marijuana, que prejudicam a qualidade do esperma.
A frequência das relações sexuais também importa
Segundo um estudo de investigadores da Universidade do Indiana, publicado na Fertility and Sterility e na Physiology and Behavior, ter mais relações sexuais aumenta a fertilidade da mulher, já que aumenta o período fértil, prepara o sistema imunitário feminino para a gravidez e ajuda a manter o útero saudável.
Longos períodos de abstinência sexual podem diminuir a qualidade do esperma. Os casais devem ter, pelo menos, duas a três relações sexuais por semana durante o período fértil.
Um casal tem mais probabilidades de engravidar se tiver relações sexuais todos os dias, ou de dois em dois dias durante o período fértil. A gravidez é mais provável se o casal tiver relações até o 6º dia deste período, que acaba no dia em que o ovo é libertado (ovulação).
Alguns lubrificantes comerciais e outras substâncias utilizadas como lubrificante durante a relação sexual (como saliva ou azeite) devem ser evitados durante o período fértil. Estas substâncias podem afetar a capacidade de deslocação do esperma e diminuir o seu tempo de sobrevivência depois da ejaculação.
Melhorar a fertilidade masculina
A fertilidade do homem pode ser melhorada através de um estilo de vida saudável: manter um peso ideal, fazer uma dieta rica em antioxidantes (frutas e legumes) ou suplementos multivitamínicos podem melhorar a qualidade do esperma.
Reduzir o stress e controlar doenças crónicas (como a pressão arterial e a diabetes) também podem contribuir para melhorar a fertilidade masculina.
O esperma é produzido de modo contínuo, e demora cerca de 3 meses a amadurecer. Assim, mudanças no estilo de vida podem melhorar a qualidade do esperma em apenas alguns meses.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.