Na 1 semana de gestação, o seu corpo prepara-se para gerar e alojar uma nova vida. Apesar do médico considerar o 1º dia do seu ciclo menstrual para iniciar a contagem da sua gravidez, nas duas primeiras semanas não está efetivamente grávida.
O seu bebé está ainda a duas semanas de ser concebido mas o seu corpo sabe bem como se preparar para o receber.
1 Semana de gestação
- Idade de gestação: 1 semana (1º mês, 1º trimestre)
- 1 Semana de gestação são 7 dias de gravidez. O seu corpo preparar-se para a possibilidade de conceber.
Calendário da gravidez
Apesar de poder ser algo confuso no início, terá que se adaptar à contagem da idade da sua gravidez em semanas e não em meses. Em média, uma gravidez dura 40 semanas, embora os bebés possam nascer antes ou depois dessa data.
1 Semana de gestação: a gravidez começa antes da conceção
A contagem das semanas da gravidez inicia-se no primeiro dia do seu último período menstrual (DUM) já que é extremamente improvável conseguir determinar o exato momento em que o espermatozoide fertiliza o óvulo.
- O período da 1ª à 13ª semana (aproximadamente) constitui o primeiro trimestre e inclui os 3 primeiros meses;
- O período da 14ª à 26ª semana (aproximadamente) constitui o segundo trimestre e inclui os 4º, 5º e 6º meses;
- O período da 27ª à 40ª semana (aproximadamente) é o terceiro trimestre e inclui o 7º, o 8º e o 9º meses.
Ciclo menstrual e conceção
Para compreender o que se passa nas duas primeiras semanas da gestação, tem que perceber a relação entre o ciclo menstrual e a conceção.
Num ciclo menstrual regular de 28 dias, o óvulo maduro é libertado (ovulação) a meio do ciclo, por volta do dia 14 dias antes. Nos próximos 14 dias do seu ciclo, ou segunda metade do ciclo, o ovo é libertado do ovário e desce pelas trompas de Falópio em direção ao útero, aguardando ser fecundado. Se não for fertilizado, o ciclo reinicia-se.
Mas nem todas as mulheres têm ciclos de 28 dias. Algumas têm ciclos mais curtos outras mais longos, até 35 dias ou são irregulares de mês para mês. Nestes casos, poderá ser mais complicado determinar o período fértil.
Se está a planear engravidar, pode ajudar se tomar nota dos dias em que começa a menstruar alguns meses antes de começar a tentar (saiba como calcular o seu período fértil).
Quanto tempo tem para conceber?
Depois de libertado para as trompas de Falópio, o ovo maduro vive entre 12 a 24 horas. Já os espermatozoides, podem sobreviver até 48 horas no interior do corpo da mulher após a ejaculação. Assim, mesmo que o óvulo ainda não tenha sido libertado, os espermatozoides aguardam-no.
Se tiver várias relações sexuais durante o período fértil, aumenta as hipóteses de uma fecundação bem sucedida. O período fértil da mulher é de sensivelmente de 5-6 dias, período durante o qual existe a possibilidade de um espermatozoide fertilizar o ovo maduro que se encontra nas trompas de Falópio. Portanto, este é a janela de tempo de que dispõe para engravidar.
Se o óvulo não for fecundado, é removido na menstruação seguinte, em conjunto com o revestimento da parede uterina, repetindo-se este processo nos ciclos menstruais seguintes, durante a idade fértil da mulher.
A idade do casal e a fertilidade
A idade da mulher é um dos fatores mais importantes que afetam a sua capacidade de conceber e dar à luz uma criança saudável devido a várias mudanças que fazem parte do processo natural de envelhecimento da mulher como a redução do número e da qualidade dos ovos ou problemas de saúde como miomas, endometriose e anomalias nas trompas.
Por outro lado, numa idade mais tardia, não só é mais difícil engravidar como há risco acrescido de anormalidades cromossómicas fetais (como a síndrome de Down) ou aborto espontâneo.
Mas a idade também afeta a fertilidade nos homens parece ocorrer mais tarde do que nas mulheres. Só a partir dos 45 -50 anos há mudanças no esperma do homem que podem causar problemas de fertilidade e aumentar o risco de transmissão de doenças de origem cromossómica aos filhos.
Para saber mais sobre este tema consulte o artigo Como a idade afeta a fertilidade da mulher e do homem.
1 Semana de gestação: preparação para a gravidez
Idealmente, a preparação da gravidez deve começar, pelo menos, 3 meses antes da data em que deseja engravidar. Nessa altura, deve recorrer ao seu médico de família ou obstetra.
Reduzir o stress e controlar doenças crónicas (como a pressão arterial e a diabetes) também podem contribuir para melhorar a fertilidade. Saiba que comportamentos contribuem para melhorar a fertilidade do casal.
1º Trimestre da gravidez
O 1º trimestre da gestação (que abrande o período da 1ª à 13ª semana, aproximadamente) é o grande marco do desenvolvimento embrionário. No final dos três meses iniciais, uma célula dá origem a um novo ser humano praticamente formado.
Depois de um espermatozoide alcançar e fertilizar o seu óvulo, este irá diferenciar-se em diferentes tipos de células para dar origem ao bebé e às estruturas de suporte de vida do feto (placenta, cavidade amniótica, saco vitelino e cordão umbilical).
Para proteger o bebé das bactérias, as glândulas da cérvix segregam uma substância – tampão mucoso ou rolhão mucoso – cuja função é bloquear o colo do útero e proteger o bebé em desenvolvimento. O sexo do bebé já está determinado.
Durante o primeiro trimestre, partes do cérebro do embrião estão em desenvolvimento e já ocorrem sinapses. O coração começa a bater. As mãos, os pés e as articulações começam a formar-se e o bebé já consegue dobrar os cotovelos e os joelhos.
As pálpebras cobrem os olhos. O estômago, rins, coração, pulmões e intestinos posicionam-se nos seus devidos lugares dando ao bebé uma aparência cada vez mais humana.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.