Com 21 semanas de gestação, o sistema imunitário primitivo do seu bebé já está desenvolvido e consegue combater algumas infeções. Após o nascimento, o seu leite ajudará a reforçar as defesas naturais do seu bebé. Eis o essencial sobre a 21ª semana da gestação.
21 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 21 semanas (5º mês do 2º trimestre)
- Idade fetal: 19 semanas
- 21 Semanas de gestação são 147 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 26,7 cm (medida da cabeça aos pés)
- Peso do feto: 300 a 360 gr (aproximadamente)
- Tamanho: pera abacate
Como se desenvolve o seu bebé às 21 semanas de gestação?
O seu bebé adquiriu feições muito semelhantes às que terá ao nascer. Na verdade, parece um bebé de termo mas ainda muito pequenino. Poderá parecer-lhe incrível como gerou um ser tão perfeito e que, praticamente a meio da gestação, já se assemelha a um ser humano.
Os pulmões estão a amadurecer e este é um dos desenvolvimentos mais importantes que irão ocorrer até ao nascimento. É por volta desta idade que se supõe que o feto comece a desenvolver memórias. Ouvir música, conversar com o bebé chamando-o pelo seu nome ou acariciar a barriga são formas de comunicar com ele.
A língua e as papilas gustativas estão desenvolvidas. Os glóbulos brancos, essenciais para o sistema imunitário, começam a ser produzidos. Se estiver grávida de uma menina, o útero e a vagina estão formados. Se esperar um menino, os testículos já terão iniciado a sua descida para o escroto.
O que se passa no seu corpo às 21 semanas de gestação
A sua barriga está cada vez mais redonda e cresce de semana para semana. Até ao final da gravidez, o seu bebé engordará cerca de 50 g por semana o que se reflete no crescimento da sua barriga.
Muitas grávidas podem sentir-se pouco à vontade com o facto de serem o centro das atenções e por toda a gente parecer atraída por uma vontade irresistível de tocar na barriga. É normal que não fique particularmente satisfeita quando todos lhe querem tocar (mesmo desconhecidos) ou dar conselhos sobre a gravidez.
Também é natural que tenha sonhos (ou pesadelos) com o seu bebé. Que pense que sofre de alguma deficiência ou problema de saúde. Se tal acontecer, converse com o seu médico sobre o que a preocupa para ficar tranquila.
É provável que precise de roupa pré-mamã, confortável e que a deixe à vontade. Hoje em dia existem muitas opções e pode continuar a sentir-se muito feminina e elegante apesar da barriga a crescer.
Sonhos na gravidez
É muito comum as futuras mamãs sonharem com o seu bebé durante a gravidez. Pode sonhar que o bebé tem algum problema de saúde, que não vai ter tudo pronto antes do nascimento e que depois do parto, volta a colocar o bebé dentro do útero.
Também pode sonhar que está a entrar em trabalho de parto, que não existe bebé ou que ele não sobrevive. Este tipo de sonhos não são premonições nem significam que alguma coisa esteja errada com o seu bebé, com a gravidez ou que esteja a fazer alguma coisa errada. São apenas o reflexo da sua ansiedade e preocupações.
Administração de soro anti-D na gravidez para prevenir isoimunização Rh
A grávida com tipo sanguíneo Rh negativo e que concebeu um bebé com sangue tipo Rh positivo pode produzir anticorpos anti-Rh. A produção desses anticorpos é uma resposta do sistema imunológico da mãe contra o sangue Rh positivo do feto, que é diferente do seu.
A sensibilização Rh é mais comum durante o parto (quando o sangue do bebé pode entrar em contato com o da mãe), mas, ocasionalmente, pode ocorrer no final da gestação.
Os anticorpos produzidos pela mãe circulam durante anos no seu organismo e, caso volte a engravidar, se o bebé é Rh positivo, esses anticorpos podem destruir os glóbulos vermelhos do novo bebé, causando anemia e, algumas vezes, a morte do feto.
O problema de sensibilização da mãe Rh negativa em futuras gestações pode ser evitado quando ela recebe soro anti-D após o nascimento de um bebé Rh-positivo.
Quando é administrado?
Este medicamento deve ser administrado às 28 semanas de gestação ou até 72 horas após o parto se o bebé for Rh positivo. Também em:
- Casos de aborto (espontâneo ou provocado);
- Gravidez ectópica;
- Realização de manobras invasivas (amniocentese ou biopsia das vilosidades coriónicas);
- Versão cefálica externa (manobra externa que ajuda o bebé a adaptar a posição mais favorável ao parto vaginal);
- Descolamento da placenta, placenta prévia (placenta localizada sobre o colo do útero);
- Traumatismo abdominal ou qualquer outra situação em que o sangue do bebé possa entrar na corrente sanguínea da grávida.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.