Com 20 semanas de gestação, está a meio da sua gravidez! Com o desenvolvimento completo do corpo e órgãos do seu bebé, este dedica-se a crescer, a acumular gordura sob a pele e a amadurecer o funcionamento dos seus órgãos. Eis o essencial sobre a 20ª semana da gestação.
20 Semanas de gestação
- Idade da gravidez: 20 semanas (5º mês do 2º trimestre)
- Idade fetal: 18 semanas
- 20 Semanas de gestação são 140 dias de gravidez
- Comprimento do feto: 14 a 16 cm (medida da cabeça até ao fundo das costas)
- Peso do feto: 255 a 300 gr (aproximadamente)
- Tamanho: pimento verde
Como se desenvolve o seu bebé às 20 semanas de gestação?
O crescimento do seu bebé começa agora a ser mais lento. Os rins já produzem urina, que expele para o líquido amniótico.
A pele está menos transparente e o cabelo começa a aparecer e, em breve, irá substituir a fina lanugem que lhe cobre a cabeça. As células nervosas relacionadas com os sentidos do gosto, olfato, audição, visão e tato estão a desenvolver-se nas respetivas regiões cerebrais.
As pálpebras permanecem fechadas mas as sobrancelhas e as pestanas estão a tomar forma. Ainda magro e delicado, as pernas alongam-se e as unhas já chegam à ponta dos dedos.
Com o gradual desenvolvimento e amadurecimento dos sistemas muscular e nervoso, o seu pequeno bebé ganha coordenação de movimentos: junta as mãos, consegue agarrar, chucha no dedo, rola, vira-se, leva a mão à boca ou tapa o rosto com as mãos.
O bebé já dorme e acorda como um recém-nascido. Com o sentido auditivo cada vez mais apurado, já consegue reconhecer a sua voz entre todos os outro sons. Se acariciar o seu ventre, ele sente os seus movimentos.
O que se passa no seu corpo às 20 semanas de gestação
O útero posiciona-se à altura do umbigo e a sua barriga está bem redondinha.
Por volta desta semana, poderá sentir uma sensação de aperto / relaxamento dos músculos do útero; são as denominadas falsas contrações do parto ou contrações de Braxton Hicks. Apesar de incómodas, estas contrações uterinas não provocam dor.
Com o crescimento do bebé e aumento do peso, pode sentir algum desconforto provocado pela retenção de líquidos, especialmente nas mãos, pernas e tornozelos.
Usar meias de descanso (ou meias elásticas consoante o grau de desconforto e se sofre de varizes anteriores à gravidez), movimentar-se, evitar estar muito tempo na mesma posição ou fazer exercício físico são apenas algumas das coisas que pode fazer para se sentir melhor.
O que pode planear para esta semana?
Esta semana poderá realizar a 2ª ecografia da gravidez ou ecografia morfológica. Esta ecografia servirá para estudar detalhadamente a morfologia do seu bebé, avaliar o estado da placenta e do cordão umbilical e fazer o rastreio de pré-eclâmpsia.
Esta ecografia vai dar-lhe uma visão perfeita do seu bebé, como se estivesse a ver uma fotografia. Poderá ver distintamente o perfil do rosto, as mãos e pés, os dedos pequeninos e descobrir se está grávida de um menino ou de uma menina. Como ainda tem muito espaço para se movimentar, poderá vê-lo a fazer uma série de gestos e a mexer-se vigorosamente.
Entre esta e a 22ª semana vai realizar a 3ª consulta de rotina da gravidez.
Dicas para o seu parceiro
Aproveitem esta fase mais tranquila da gravidez para planear o quarto do bebé e fazer a lista do que precisam de comprar para o enxoval do bebé.
Quando pensarem no quarto do bebé considerem, também, as necessidades de quem vai cuidar do bebé. Os equipamentos e acessórios devem ser práticos e fáceis de alcançar sem causar acidentes.
Aproveite para levar a sua companheira a passear, a namorar ou a dar uma volta depois de jantar.
A ecografia deste trimestre é particularmente excitante e reveladora. Para muitos pais, este momento é a concretização do bebé. Ele está mesmo ali, mexe-se com energia, e as feições do rosto já são reconhecíveis.
Exercícios de Kegel
Na segunda fase do parto vaginal, sentirá uma grande vontade de fazer força para ajudar a expulsar o bebé. Os músculos da região pélvica desempenham um papel muito importante neste esforço. Quanto mais resistentes e elásticos forem, menor será o risco de lesão. Assim, deverá fortalecer os músculos do períneo, praticando os exercícios de Kegel diariamente.
Para além do seu papel no trabalho de parto, músculos pélvicos mais fortes e resistentes também melhoram a tonicidade muscular o que ajuda a prevenir a incontinência urinária no futuro. Estes exercícios, pelos benefícios gerais que trazem à saúde da mulher, devem ser realizados durante toda a vida, nomeadamente, no pós-parto.
Rastreio da síndrome de Down nas primeiras 24 semanas de gravidez
A síndrome de Down (mongolismo ou trissomia do cromossoma 21) é uma doença genética sem cura que causa problemas e deficiências mentais e físicas significativas.
A síndrome de Down pode causar um comprometimento mais ou menos grave de bebé para bebé o que se irá refletir de forma diversa na sua qualidade de vida futura.
Mesmo realizando os testes pré-natais, não há forma de definir o grau de afetação do bebé pela doença durante a gravidez.
O diagnóstico da síndrome de Down na gravidez é realizado através da realização de exames: amniocentese e biopsia das vilosidades coriónicas. Ambos os exames são invasivos porque implicam, no caso do primeiro, a recolha de uma amostra do líquido amniótico, e de pequenos fragmentos do tecido da placenta, no segundo.
Caso haja motivos para suspeitar que o bebé irá sofrer de síndrome de Down, poderá ser equacionada a interrupção terapêutica da gravidez.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Durante a gestação, o bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé. Lembre-se que cada bebé é único e tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento. As fases do desenvolvimento uterino aqui apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores às indicadas.