O seu bebé movimenta-se livremente no líquido amniótico. Todo este movimento é fundamental para o saudável desenvolvimento dos ossos, músculos e articulações. O seu útero expande-se para além da pélvis, a cintura fica cada vez menos definida e a barriga mais saliente. Eis o essencial sobre as 22 semanas da gravidez.
22 semanas de gravidez são quantos meses?
22 semanas de gravidez são 6 meses. Está no 2º trimestre da sua gestação. Faltam 126 dias para conhecer o seu bebé!
Tamanho e peso do bebé às 22 semanas de gravidez
Às 22 semanas de gravidez, o seu bebé tem o tamanho de uma manga!
O bebé mede aproximadamente 27,8 cm (medida da cabeça aos pés) e pesa cerca de 350 a 430 g.
O desenvolvimento do bebé
Cérebro e sistemas internos
O cérebro continua a desenvolver-se rapidamente. Os sistemas nervoso, circulatório e digestivo continuam a desenvolver-se e a evoluir de forma acelerada de dia para dia.
Órgãos
Todos os órgãos principais funcionam, exceto os pulmões. Estes continuam a amadurecer até nascimento, momento em que começam a trabalhar. Até ao parto, o oxigénio é fornecido através do cordão umbilical e da placenta.
Pele
A pele do bebé ainda está muito enrugada e fina. Gradualmente, com o ganho de peso e acumulação de gordura, o corpo do bebé fica mais redondinho e cheio.
As glândulas sudoríparas, que participam no controlo da temperatura corporal, distribuem-se pela superfície da pele do bebé.
Movimentos do bebé
Nesta fase gestacional, o bebé ainda tem muito espaço livre no útero e mexe-se bastante. É natural que já sinta os seus movimentos. Normalmente, os primeiros parecem um ligeiro vaivém, mas vão-se tornando mais vigorosos à medida que a gravidez avança. Pode senti-los se apoiar a mão sobre o seu abdómen.
Cerca das 28 semanas, deverá sentir o bebé a mexer pelo menos 10 vezes por dia. Se tiver alguma dificuldade em sentir os seus movimentos, deve contactar o seu médico.
Posição
O bebé muda também frequentemente de posição. Até à 36ª semana, o seu médico não prestará grande atenção à posição que o bebé adota. A partir desta data, com a possibilidade do parto, a posição do bebé será observada com cuidado.
Sentidos
O bebé já consegue sentir as carícias feitas na barriga da mãe, que acha bastante reconfortantes e agradáveis. Massajar a barriga é uma forma muito especial de estabelecer contacto e comunicar com o seu filho.
Curiosidades das 22 semanas de gravidez
- As sobrancelhas, as pestanas e as unhas estão formadas;
- Nos meninos, os testículos já contêm os primeiros espermatozoides.
22 semanas de gravidez: mudanças no corpo da mãe
Às 22 semanas de gestação, o seu útero posiciona-se cerca de 2 cm acima do umbigo e expande-se para além do limite da pélvis. A cintura fica cada vez menos definida e a barriga mais saliente.
O aumento da pressão exercida pelo bebé sobre a barriga faz com que o umbigo comece a desaparecer. Depois do parto, voltará ao normal.
Sintomas das 22 semanas de gravidez
Aumento do volume sanguíneo e cansaço
O seu volume sanguíneo já aumentou 20% desde o início da gravidez. Este aumento provoca a diminuição da taxa de ferro e que está na origem da anemia fisiológica da gravidez.
Se for necessário, o seu médico irá prescrever um suplemento de ferro. O cansaço pode ser um sintoma da diminuição de ferro. Não se esqueça de o referir ao seu médico para correta avaliação.
Desejos
As mudanças hormonais e/ou necessidades do organismo podem levar a que sinta uma vontade inexplicável de comer um determinado alimento. Com certeza já sentiu esta necessidade nos dias que antecedem o período menstrual.
Retenção de líquidos
Poderá sentir algum desconforto (vulgo inchaço), provocado pela retenção de líquidos, especialmente nas mãos, pernas, tornozelos e pés. Controlar o aumento do peso, usar meias de descanso ou elásticas, evitar estar muito tempo na mesma posição ou fazer exercício físico pode contribuir para minorar o incómodo.
Azia
A azia é igualmente frequente. Evite alimentos muito gordurosos ou ácidos, pois acentuam-na. Uma dica para a aliviar é comer ou beber coisas frescas.
Ansiedade
À medida que a data do parto se aproxima, poderá sentir alguma ansiedade em ter tudo pronto e começar a fazer listas de cabeça. O próprio parto também é motivo para se sentir mais apreensiva, especialmente se está grávida do seu primeiro filho.
Sonhos
Também é natural que tenha sonhos (ou pesadelos) com o seu bebé. Pode sonhar que o bebé tem algum problema de saúde, que não vai ter tudo pronto antes do nascimento e que depois do parto, volta a colocar o bebé dentro do útero.
Também pode sonhar que está a entrar em trabalho de parto, que não existe bebé ou que ele não sobrevive. Este tipo de sonhos não são premonições nem significam que alguma coisa esteja errada com o seu bebé, com a gravidez ou que esteja a fazer alguma coisa errada. São apenas o reflexo da sua ansiedade e preocupações. Se tal acontecer, converse com o seu médico sobre o que a preocupa para ficar tranquila.
Interesse sexual
Ao longo do 2º trimestre poderá sentir um maior interesse pela sua vida sexual. As alterações hormonais e a evolução do seu corpo podem causar alguma perda de apetite sexual, especialmente durante o primeiro e o último trimestre de gravidez.
Converse com o seu companheiro sobre o que sentem para encontrarem a melhor forma de nutrir a relação e adaptar a vossa intimidade a esta fase tão especial.
O peso da grávida às 22 semanas de gravidez
Na 21ª semana de gestação, a grávida já deve ter engordado entre 7 kg e 9 kg. Este valor depende do número de fetos e de outras circunstâncias específicas da mãe e da própria gravidez.
Cuidados com o corpo e alimentação às 22 semanas de gravidez
Com tantas mudanças a acontecer no seu corpo, este exige cuidados redobrados:
- Deve continuar a alimentar-se de uma forma saudável e equilibrada, privilegiando os alimentos ricos em cálcio e vitaminas;
- Necessita de 300 calorias extra diariamente para nutrir o seu bebé e apoiar o seu crescimento. Portanto, continue a prestar especial atenção à sua alimentação para evitar ganhar peso extra;
- Deve igualmente praticar exercício físico moderado, como caminhadas ou natação, pois reduz a dor nas costas, a prisão de ventre, a fadiga e o inchaço corporal;
- Nesta fase é normal que se sinta cansada e que tenha mais sono que o habitual, não faça esforços desnecessários e descanse bastante;
- Para evitar o aparecimento ou agravamento das estrias, provocadas pela distensão da pele no crescimento da barriga, deve hidratar bem o seu corpo (bebendo cerca de 2 litros de água) e a sua pele (recorrendo a cremes gordos e hidratantes);
- Se tiver propensão para varizes, a gravidez favorece o seu aparecimento. Isto acontece devido à ação relaxante que as hormonas da gravidez exercem sobre as paredes das veias e à congestão que o peso do útero provoca nas mesmas. Para evitar as varizes convém descansar as pernas com intervalos regulares, utilizar meias de compressão e evitar roupa apertada;
Consultas e exames às 22 semanas de gravidez
Ecografia morfológica
Entre a 20ª e a 22ª semanas e 6 dias fará a segunda ecografia da gravidez, também designada ecografia morfológica. Esta é uma das mais importantes, porque possibilita a avaliação da anatomia dos órgãos internos e do esqueleto do bebé.
Todas as estruturas do corpo do bebé são analisadas: crânio, sistema nervoso central, tórax, coração, diafragma, zona abdominal, estômago, rins, bexiga, coluna, rosto, braços, pernas, mãos e pés. O líquido amniótico, a placenta e o cordão umbilical serão também examinados.
Nesta ecografia fará ainda o rastreio do risco de parto pré-termo (nascimento prematuro), através da medição do colo do útero, e a despistagem de diabetes gestacional e de pré-eclâmpsia. Esta última trata-se de complicação caracterizada pela tensão arterial elevada (hipertensão) acompanhada pela eliminação de proteínas pela urina ou de retenção de líquidos e que ocorre entre a 20ª semana da gestação e o final da primeira semana após o parto.
Também é nesta ecografia que se consegue descobrir o sexo do bebé a não ser que ele se posicione de uma forma que não permita tirar conclusões.
Deteção de malformações congénitas
E porque o feto tem, neste estágio, a dimensão ideal, o objetivo principal desta ecografia é a deteção de malformações congénitas. São de especial relevância as malformações potencialmente fatais e com tempo de vida limitado ou associadas a elevada morbilidade pós-natal, anomalias passíveis de tratamento intrauterino ou que impõem terapêutica ou pesquisa após o nascimento.
Para esclarecimento de algumas situações clínicas pode ser fundamental a realização de outros exames complementares de diagnóstico (amniocentese, biópsia de vilosidades coriónicas, ecocardiograma fetal, ressonância magnética fetal).
Refira-se que a ecografia apenas informa sobre a existência de possíveis anomalias físicas e não sobre defeitos de outra natureza (bioquímicos, metabólicos, genéticos, cromossómicos, entre outros). Assim, um resultado normal no estudo ecográfico não é garante que a criança venha a nascer sem alterações físicas ou sem problemas de desenvolvimento corporal ou psicomotor.
3ª Consulta pré-natal
A ecografia pode coincidir ou não com a 3ª consulta pré-natal, que deve ser realizada até às 24 semanas. Se não coincidir, nesta consulta serão prescritos os referidos exames à urina, para despiste de pré-eclampsia, diabetes gestacional e infeções urinárias.
Teste de Cooms Indireto
Se o grupo sanguíneo da mãe for Rh negativo, será solicitado o teste de Cooms Indireto. Mediante um resultado negativo será administrada uma injeção de Imunoglobulina anti-D (anticorpos para o fator Rh) na próxima consulta.
A sensibilização Rh é mais comum durante o parto, quando o sangue do bebé pode entrar em contato com o da mãe. Contudo, ocasionalmente, pode ocorrer no final da gestação. Os anticorpos produzidos pela mãe circulam durante anos no seu organismo e, caso volte a engravidar, se o bebé é Rh positivo, esses anticorpos podem destruir os glóbulos vermelhos do novo bebé, causando anemia e, algumas vezes, a morte do feto.
Para evitar a sensibilização da mãe Rh negativa em futuras gestações administra-se novamente o soro anti-D após o nascimento de um bebé Rh-positivo.
Este medicamento deve ser administrado às 28 semanas de gestação ou até 72 horas após o parto se o bebé for Rh positivo. Também em:
- Casos de aborto (espontâneo ou provocado);
- Gravidez ectópica;
- Realização de manobras invasivas (amniocentese ou biopsia das vilosidades coriónicas);
- Versão cefálica externa (manobra externa que ajuda o bebé a adaptar a posição mais favorável ao parto vaginal);
- Descolamento da placenta, placenta prévia (placenta localizada sobre o colo do útero);
- Traumatismo abdominal ou qualquer outra situação em que o sangue do bebé possa entrar na corrente sanguínea da grávida.
22 Semana de gravidez: dicas e sugestões
- Se ainda não tomou algumas decisões como a decoração do quarto ou onde quer que o seu bebé nasça, talvez esteja na altura de preparar uma agenda para os próximos meses;
- Se tiver um ou mais filhos, com a barriguinha a crescer, é natural que surjam perguntas. Prepare o(s) seu(s) filho(s) para o nascimento do irmão. Envolva-o(s) nos preparativos para a sua chegada e partilhe com todas as emoções que está a sentir em família;
- Se precisar de viajar, deve tomar algumas medidas de precaução: tente fazer paragens para descansar, leve consigo água engarrafada e algumas bolachas de água e sal. É provável que enjoe quando antes não acontecia;
- Se vai viajar de avião ou de barco, é conveniente confirmar as condições da companhia para grávidas;
- Cuide de si e mime-se. Reserve algum tempo para fazer o que lhe dá mais prazer e para estar com as suas amigas;
- Se trabalha, saia mais cedo de casa. O stress adicional provocado por atrasos e imprevistos deve ser evitado;
- Por esta altura, já deverão ter decidido onde ficará o bebé quando regressar ao trabalho. Se a vossa opção for por um berçário / creche, é necessário fazer a inscrição com alguma antecedência para assegurar vaga.
avance para a semana seguinte ou consulte a anterior
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se e reage a essa mudança para acomodar e nutrir o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.