24 semanas de gravidez são 6 meses
Com o crescimento do bebé, o seu útero continua a subir e deve estar cerca de 5 centímetros acima do umbigo. Esta semana deverá realizar a 4ª consulta de vigilância da gravidez.
O seu coração trabalha o dobro do que era necessário antes da gestação, fazendo circular 6 litros de sangue por minuto, já que o útero precisa de mais 50% de sangue do que habitualmente e os rins de mais de 25%.
À medida que o volume abdominal e o peso aumentam, o seu centro de gravidade desloca-se o que faz com ande com as costas mais curvadas. Esta posição aumenta o desconforto e as dores nas costas. Procure ter consciência da sua postura e endireite as costas para equilibrar o corpo.
Fazer algum exercício físico também ajuda. Alongamentos, caminhadas, nadar ou a hidroginástica são apenas alguns exemplos. Fale com o seu médico sobre o tipo de atividade mais indicada para si.
Evite carregar pesos e fazer esforços desnecessários. Descanse e durma com as pernas elevadas para ativar a circulação.
Todos os órgãos do bebé estão a funcionar à exceção dos pulmões que continuam a amadurecer até ao parto (os pulmões só funcionam em pleno após o nascimento, quando o ar entra nos pulmões e o bebé respira pela primeira vez).
O bebé distingue claramente a sua voz de todos os outros ruídos e sons. Se já escolheram o nome, converse com ele chamando pelo seu nome.
O cabelo começou a crescer e as unhas estão cada vez mais nítidas. As pálpebras já têm pestanas. Mexe-se vigorosamente e bate nas paredes uterinas. Toda esta atividade ajuda a desenvolver os seus reflexos motores e a formar os músculos.
No interior dos pulmões, formam-se os brônquios e bronquíolos. O ciclo do sono organiza-se, tornando-se regular e sendo idêntico ao do recém-nascido. O bebé pode dormi durante todo o dia e estar ativo à noite, quando a mãe dorme.
Alguns órgãos ainda são imaturos apesar do grande desenvolvimento fetal: os sistemas respiratório, sanguíneo e digestivo.
Se nascesse no final desta semana, seria um prematuro extremo e necessitaria de cuidados intensivos mas já tinha grandes hipóteses de sobreviver.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 24 semanas de gravidez
O seu bebé
O seu corpo
Gravidez semana a semana
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 2º trimestre da gravidez
- Medo do parto
- O que não lhe disseram sobre o pós-parto
- Os partos: normal e cesariana
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Principais riscos da alimentação na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- As emoções dos pais na gravidez
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé