32 semanas de gravidez são 8 meses
O aumento de pressão sobre a bexiga, provocado pelo peso e posição do bebé, faz com que sinta mais vontade de ir à casa de banho com maior frequência. Pelo mesmo motivo, a azia e a sensação de falta de ar podem acentuar-se.
O aumento de peso, a deficiente circulação sanguínea e o cansaço podem fazer com que os pés fiquem dilatados ao fim do dia. Consulte o seu médico para afastar a hipótese de pré-eclâmpsia.
Os seios continuam a aumentar e as glândulas que segregam o leite estão a desenvolver-se. Use um sutiã adequado a esta fase para aumentar o apoio dos seios e das costas. Tenha consciência da sua postura para evitar dores no fundo das costas.
Por volta da 32ª semana, o útero começa a preparar-se para o parto. Poderá começar a sentir as falsas contrações do trabalho de parto (as contrações de Braxton-Hicks). Estas contrações fazem com que a barriga endureça por curtos períodos durante o dia mas não são dolorosas.
Nos pulmões, o feto desenvolve alvéolos, células que contêm ar e que continuam a formar-se até aos oito anos de idade. Os alvéolos estão preenchidos por uma substância gordurosa chamada surfactante, que os mantém abertos e prontos para a troca de ar quando o bebé nascer.
O bebé abre os olhos quando está ativo e fecha-os quando dorme.
A sua pele está envolvida por uma substância (vernix caseosa) que a protege. Gradualmente, torna-se mais espessa e lisa e rosada devido à formação de uma fina camada de gordura por baixo da pele.
As unhas estão formadas e as pestanas e sobrancelhas continuam a crescer, tal como os cabelos. Os ossos ficam mais espessos e alongados e as necessidades de cálcio aumentam. Considere esta necessidade na sua alimentação uma vez que, se não ingerir a quantidade suficiente para satisfazer as necessidades do bebé, o seu corpo vai buscar aos seus próprios ossos o cálcio necessário ao desenvolvimento do bebé.
O corpo do bebé já executa quase todas as funções necessárias para a vida fora do útero da mãe. Apenas o fígado e os pulmões não estão suficientemente maduros.
O coração bate ao ritmo de 130 a 140 batimentos por minuto. O sistema imunológico, que defender o organismo de agressões, está em desenvolvimento.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 32 semanas de gravidez
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 3º trimestre da gravidez
- Medo do parto
- Controlar a dor do parto
- Os partos: normal e cesariana
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Cuidados com a pele da barriga na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- Os primeiros dias com o bebé
- Lua de leite: os primeiros tempos com o bebé