34 semanas de gravidez são 8 meses
Sintomas como azia, insónias ou prisão de ventre podem deixá-la mais cansada ao longo do dia. Faça pequenas pausas para descontrair, movimentar as pernas e relaxar. Faça refeições ligeiras, várias vezes ao dia, e beba muita água.
Com a aproximação da data para o parto, muitas mães começam a pensar no que vai acontecer durante o trabalho de parto, fonte de ansiedade. Tire todas as suas dúvidas com o seu médico e informe-se sobre os sintomas que indicam que o nascimento está para breve. Quanto mais conhecimento tiver sobre as fases do parto, mais segura e confiante se vai sentir.
A perda do rolhão mucoso, a rutura da bolsa de águas ou as contrações uterinas regulares são alguns dos sintomas que não deve ignorar. As contrações começam por ser irregulares, pouco frequentes e não dolorosas.
Ao longo do tempo, tornam-se mais regulares, fortes e menos espaçadas entre si. Quando ocorrem com intervalos de dez minutos, deve ir para a maternidade / hospital. O aumento do ritmo das contrações indica que o colo do útero está a dilatar e o seu corpo a preparar-se para o nascimento.
A primeira fase do trabalho de parto pode 12 a 16 horas mas este tempo varia muito de mulher para mulher e, na mesma mulher, se se tratar de uma primeira gestação.
Os pulmões do bebé continuam a amadurecer, preparando-se para respirar pela primeira vez ao nascer. O bebé pode ter soluços devido à ingestão de liquido amniótico.
Produz urina, que expele para o líquido amniótico e o mecónio (primeira matéria fecal do bebé) vai-se acumulando no intestino.
Para que consiga processar toda esta atividade, deve beber muita água ao longo do dia para facilitar o trabalho dos rins e garantir uma boa hidratação do seu corpo.
O bebé já consegue sugar e engolir e, se nascesse agora, já poderia ser alimentado com facilidade.
Os ossos estão cada vez mais duros e calcificados. A pele está mais lisa e a gordura acumulada dá-lhe um aspeto mais rechonchudo.
As unhas cobrem as pontas dos dedos das mãos. O cabelo pode ser mais fino ou denso, de acordo com as características genéticas que herdou dos pais.
Quando está grávida, o seu bebé muda todos os dias e o seu corpo adapta-se a e reage a essa mudança para acomodar e nutrir e o bebé em desenvolvimento. Cada bebé tem o seu próprio ritmo de crescimento, mesmo dentro do útero. As fases do desenvolvimento apresentadas correspondem a observações gerais, podendo ocorrer em períodos anteriores ou posteriores aos aqui indicados.
Tudo sobre as 34 semanas de gravidez
Gravidez Lunar
Gravidez por trimestre
- Consultas e exames do 3º trimestre da gravidez
- Medo do parto
- Controlar a dor do parto
- Os partos: normal e cesariana
- 6 Coisas que os bebés aprendem na barriga da mãe
- Cuidados com a pele da barriga na gravidez
- 10 Coisas que nunca lhe disseram antes de ser mãe
- Sinais de alarme na gravidez
- Os primeiros dias com o bebé